Qualidade de Vida
Guia de Doenças
Beleza & Estética
Utilidade pública
Emergência
Saúde da Mulher
Sexo
Odontologia

Fórum
Fale conosco
Busca em saúde  
Assine a newsletter
Chat
 

TRANSPLANTES
Novela aumenta interesse por doação de medula
Segunda, 15 de janeiro de 2001, 00h54min

Barbara Nickel/Redação Terra

Camila, a personagem da atriz Carolina Dieckman em Laços de Família, da Rede Globo, precisa de um transplante de medula óssea para vencer a leucemia e voltar a ter uma vida normal. Na novela, todos os seus parentes e amigos estão fazendo o teste para descobrir se são compatíveis e podem fazer a doação. Na vida real, muitos brasileiros já começaram a procurar os lugares onde se fazem os exames, mesmo que não seja para salvar a vida de um amigo ou parente, mas a vida de alguém que eles sequer conhecem.

Laços de Família trouxe para o cotidiano brasileiro a discussão sobre a leucemia e sobre o transplante de medula. No Brasil, no ano passado, o Ministério da Saúde calcula que 4.191 pessoas tenham morrido devido a esta doença, isso representa cerca de 61% dos casos constatados. Os dados, publicados pelo Insituto Nacional do Câncer, são da Estimativa de Incidência e Mortalidade por Câncer no Brasil para o ano 2000.

Mesmo com um índice de mortalidade tão alto, o médico Cristian Dias Barbosa, do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hospital da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, alerta: "A leucemia geralmente é vista como sinônimo de morte, e isso é um preconceito muito comum. Na verdade, há tratamentos, como a quimioterapia, capazes de curar o paciente. O transplante de medula óssea é uma das alternativas".

Na maioria das vezes, o doador é um dos irmãos do paciente, já que, pelas leis da genética, a chance de um dos irmãos ter a medula compatível é de 35%. Quando isso não ocorre, procura-se um doador nos bancos de medula. A chance de uma pessoa não-aparentada ser compatível com o paciente é de 0,1%.

Quem pode doar - Para ser candidato a doação, é necessário ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. Basta fazer um exame de sangue nos locais especializados. O teste analisa as informações genéticas do doador. Os dados são cadastradas no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula), localizado no Rio de Janeiro.

O registro é consultado quando surge um paciente precisando de transplante e que não encontra doadores entre seus famiiares. No caso de se encontrar um doador compatível, novos testes de sangue e novas consultas serão feitos para confirmar a doação. O Redome conta hoje com cerca de 12 mil cadastros, mas esse número tende a aumentar com a repercussão de Laços de Família. Segundo a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, antes da novela, apenas uma pessoa ligava, por dia, para pedir informações sobre doação de medula. Hoje, são recebidos cerca de dez telefonemas diários de interessados.

Mais informações
» Instituto Nacional do Câncer
» Fundação Max
» Fundação José Carreras (em espanhol)

Leia mais:
» Gravidez para salvar filho não é garantia de cura
» Entenda a leucemia
» Os dois tipos de transplante de medula óssea
» Onde pode ser feita a doação de medula

Volta

 
Copyright © 1996-2001 Terra Networks, S.A..
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 Tira-dúvidas
 Meu Prontuário
 Testes
 Dicionário Médico
 
BOA SAÚDE
Informação sobre saúde que todos entendem
MEDINFO
Tire suas dúvidas
com especialistas
MEDICINAL
Prontuário médico online e dicas
DR. MUNDI
Site interativo de saúde e qualidade de vida
TOTAL FIT
Dicas de nutrição, estética e boa forma
MEU BEBÊ
Comunidade de gestantes
SAÚDE DA MULHER
Especial da ISTOÉ sobre a saúde feminina
SAÚDEWEB
Guia completo de médicos e hospitais
SPA VIRTUAL Emagreça orientado por profissionais
PLÁSTICA & BELEZA Dicas para manter a saúde e a beleza
GUIA DO HOMEM
Tudo sobre a beleza e a vaidade masculina