Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  DICAS DE SAÚDE
Melhore seu hálito

Higiene oral
» Introdução
» Limpe bem os dentes
» Melhore seu hálito

Poucas coisas são tão desagradáveis e constrangedoras quanto o mau hálito. Tanto que, pela manhã, quando todos temos mau hálito, a primeira coisa que queremos fazer é limpar a boca.

"O mau hálito ao acordar é normal", explica a dentista Carla Carvalho. "Ele acontece devido à leve hipoglicemia, à redução do fluxo salivar durante o sono e ao aumento da flora bacteriana dentro da boca. Após a higiene dos dentes e da língua, e após a primeira refeição, a halitose matinal deve desaparecer. Caso isso não aconteça, podemos considerar que o indivíduo tem um mau hálito que precisa ser investigado e tratado."

A maior dificuldade para se identificar o mau hálito se deve ao fato de que as pessoas que sofrem deste problema não o sentem, pois seu olfato se "acostuma" com o cheiro. Por isso, quem desconfia de que sofre deste problema deve perguntar a alguém de confiança, ou ir a um dentista, que possui aparelhos feitos para este diagnóstico.

O mau hálito (ou halitose) não pode ser explicado por um único mecanismo. Ele pode ocorrer por razões fisiológicas (como ficar muitas horas sem comer), por razões específicas (feridas cirúrgicas, cáries) ou sistêmicas (diabetes, por exemplo). "No entanto, a grande maioria dos casos se devem à presença de saburra lingual", explica a dentista.

A saburra é um material viscoso e esbranquiçado ou amarelado, que adere ao dorso da língua e equivale a uma placa bacteriana lingual. A causa primária da formação de saburra é a leve redução do fluxo salivar, o que facilita a aderência de microrganismos e de restos epiteliais e alimentares sobre o dorso da língua. Para removê-la, pode-se escovar a língua ou utilizar algum dos diversos modelos de limpadores linguais. Para casos mais sérios, há soluções de bicarbonato de sódio ou de água oxigenada que costumam dar bons resultados - mas que precisam ser recomendadas por um dentista.

"No entanto, em caso de emergência, uma maçã ou uma goma de mascar podem ajudar bastante, pois melhoram o hálito e aumentam a salivação. Outras dicas são beber muito líquido, não ficar muitas horas sem comer e evitar alimentos com gosto muito forte, como o alho ou a cebola", conclui a dentista.

Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade