Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  DICAS DE SAÚDE
Escove bem os dentes

Higiene oral
» Introdução
» Limpe bem os dentes
» Melhore seu hálito

Uma boa escovação passa necessariamente pela escolha de uma boa escova de dentes. Mas, como explica a dentista Carla Carvalho, "isto não significa que deva ser uma escova caríssima. Ela deve ser arredondada, ter cerdas macias e se adequar ao tamanho da boca da pessoa. Quanto menor a escova, melhor, pois ela chegará a mais lugares".

Carla também chama a atenção para o fato de que as escovas de dentes, por mais macias que sejam, podem machucar as gengivas em uma escovação muito forte: "A escovação deve ser suave. Nos dentes de baixo, deve-se massagear a gengiva levemente, de baixo para cima, e, nos dentes de cima, a gengiva deve ser massageada de cima para baixo".

O tempo indicado para uma boa escovação, somada ao uso do fio dental e da solução de flúor deve ser de cinco a dez minutos: "Não se deve ter pressa na hora de escovar os dentes. A pressa, além de provocar uma escovação falha, pode fazer com que apertemos demais a escova contra os dentes, o que machuca e causa retração das gengivas."

Quanto ao creme dental, Carla explica que "para escolher o mais apropriado, a pessoa deve usar o seu gosto e tentar suprir suas necessidades em relação a dentes sensíveis, tártaro, cáries etc. Hä muitas alternativas no mercado".

Para os bebês, para as crianças e para as pessoas que necessitam de algum tipo de escovação especial (como quem usa aparelhos ortodônticos ou próteses dentárias, por exemplo), o conselho é seguir rigorosamente as indicações do dentista. Mas Carla alerta: "A boa escovação não libera ninguém de fazer uma boa limpeza e a aplicação de flúor, no dentista, a cada seis meses. Sem isso, mais cedo ou mais tarde, os dentes começarão a dar sinais de que não estão sendo bem cuidados. Esses sinais podem vir na forma de cáries, retração da gengiva, dentes amarelos e vários outros problemas".

Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade