Repórter TerraTransgênicos
Sites relacionados

Biotecnologia
Últimas Notícias
Ciência & Ambiente

Interna
Biotecnologia
Saiba o que são os transgênicos

Notícias
» Fotos: pesquisas com plantas transgênicas
» Saiba o que são organismos geneticamente modificados
» Perguntas e respostas: tire suas dúvidas
» Confira o glossário e conheça os termos
» Animação: veja a linha do tempo dos transgênicos
» Confira outros links importantes

As primeiras plantas transgênicas, ou seja, obtidas por engenharia genética, começaram a ser testadas em campo no início da década de 80. Transgênicos são seres vivos criados em laboratório com técnicas da engenharia genética que permitem transferir genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua estrutura natural a fim de obter características específicas.

A soja transgênica, tão em pauta nos últimos anos, é um exemplo de organismo geneticamente modificado, já que foram inseridos genes de outros seres vivos que não são de sua espécie. A soja Roundup Ready da Monsanto, por exemplo, recebeu genes de uma bactéria para que se tornasse resistente ao herbicida Roundup - fabricado pela própria Monsanto -, permitindo um melhor controle de plantas daninhas.

Os estudos em biotecnologia se desenvolveram a partir do final do século XVIII e do início do século XIX. Mas já na Antigüidade o homem utilizava microrganismos para fazer pão, cerveja e vinho. Este é o início da utilização de microrganismos para criar novos e diferentes alimentos. A partir do século XIX, com o progresso da técnica e da ciência, especialmente a microbiologia, surgiram grandes avanços na tecnologia das fermentações.

No início do século XX desenvolveram-se as técnicas de cultura de tecidos e a partir de meados do século surgiram novos horizontes com a biologia molecular e com a informática, que permite a automatização e o controle das plantas industriais. As descobertas propiciaram um grande avanço no campo das ciências da vida.

Molécula da vida

Em 1953, exatamente há 50 anos, o cientista estadunidense James Watson, juntamente com Francis Crick, desvendaram a estrutura da molécula da vida - o DNA. A descoberta permitiu aos cientistas entender como as informações genéticas são armazenadas nas células, como estas informações são duplicadas e como são transmitidas de geração para geração. Esta descoberta rendeu a eles em 1962, juntamente com Maurice Wilkins, o Prêmio Nobel.

Esta molécula, que reproduz o código genético, é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie, quer seja nas plantas, nos animais (incluindo o homem) ou nos microrganismos. A molécula do DNA é formada por fosfato e açúcar e por seqüências de quatro bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G), ligadas por pontes de hidrogênio, formando uma dupla hélice. O DNA de todas as células do corpo humano é equivalente, em comprimento, a 8 mil vezes a distância da Terra à lua.

No início da década de 90, na China, as primeiras plantas geneticamente modificadas passam a ser comercializadas. As plantas do fumo e do tomate resistentes a vírus inauguram a grande evolução da biotecnologia. Nos EUA, o tomate Flavr-Savr com amadurecimento retardado, chega às prateleiras em 1994. A área global de culturas modificadas geneticamente foi de 1,7 milhão de hectares, em sete países, em 1996. Esta área foi aumentada para 11 milhões de hectares em 1997, e para 27,8 milhões de hectares em 1998. No ano de 1999, a área plantada com plantas geneticamente modificadas foi superior a 40 milhões de hectares. Segundo relatório publicado pelo ISAAA (Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações de Agrobiotecnologia), em 2002, a área global plantada com culturas geneticamente modificadas foi de 58,7 milhões de hectares.

Dentre as possibilidades prometidas pela biotecnologia estão: batatas com maior conteúdo de sólidos e que absorvem menos óleo quando fritas; batatas-vacinas que evitam doenças como a hepatite B; frutas e vegetais fortalecidos com vitaminas C e D; canola com óleo enriquecido com betacaroteno, convertido em vitamina A; produtos enriquecidos com Ômega 3, entre outros.

Terra
 

» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade