Repórter TerraTransgênicos
Sites relacionados

Biotecnologia
Últimas Notícias
Ciência & Ambiente

Interna
Glossário
Confira os termos utilizados em biotecnologia

Notícias
» Fotos: pesquisas com plantas transgênicas
» Saiba o que são organismos geneticamente modificados
» Perguntas e respostas: tire suas dúvidas
» Confira o glossário e conheça os termos
» Animação: veja a linha do tempo dos transgênicos
» Confira outros links importantes

Agrobacterium tumefaciens - bactéria Gram-negativa encontrada no solo que induz a formação de tumores em plantas. Os tumores são causados pelo plasmídeo Ti presente na bactéria. Este plasmídeo tem sido amplamente estudado pelos engenheiros geneticistas de plantas por ser extremamente útil para introdução de novos genes em plantas, uma vez que tem a capacidade de transferir um fragmento de DNA para o genoma da planta durante o processo de infecção. Os cientistas modificaram a região do DNA de transferência (região T) do plasmídeo Ti, de forma a tornar possível a inserção de qualquer gene de interesse na planta. Este sistema constitui um sistema natural de transformação de plantas.

Antígeno - Molécula que provoca determinada resposta imune e gera a formação de anticorpos.

Bactéria - organismo unicelular, desprovido de núcleo, tendo o seu material genético, o DNA, de forma circular. Pertence ao grupo dos procariotos. As bactérias são encontradas nos mais variados ambientes, distinguindo-se as anaeróbias, que vivem em ausência de oxigênio, e as aeróbias, que vivem em presença desse elemento. A grande maioria das bactérias, cerca de 97%, são benéficas e essenciais para a vida. Apenas 3% são patogênicas. Sendo o seu material genético constituido só de DNA livre de outros componentes, e apresentando grande variedade de genes, bactérias têm sido empregadas com sucesso na obtenção de plantas geneticamente modificadas.

Biodiversidade - total de organismos vivos existentes, com sua variabilidade genética e molecular e com suas populações e comunidades biológicas constituindo o ecossistema.

Biossegurança - disciplina surgida no século passado, voltada para a avaliação, o controle e a minimização de riscos advindos da biotecnologia. Avalia os riscos dos organismos geneticamente modificados para a saúde humana e animal, assim como para o meio ambiente.

Biotecnologia - (1) desenvolvimento de produtos por processos biológicos que utilizam a tecnologia do DNA recombinante; (2) uso industrial de procedimentos de fermentação por microorganismos para a produção de álcool ou de culturas de tecidos para a extração de produtos secundários; (3) processo tecnológico que permite o emprego de material biológico para fins científicos, tecnológicos e industriais.

Bt - é a toxina com ação inseticida produzida pela bactéria Bacillus thuringiensis, encontrada naturalmente no solo, e que é empregada no controle de certos insetos-pragas que atacam as lavouras, sendo, no entanto, inofensiva para insetos não-alvo, bem como para seres humanos e animais em geral.

Clonagem - é a técnica para a produção de clones.

Clone - um indivíduo obtido por via assexual a partir de um indivíduo original, sendo geneticamente idêntico a este. Pode também compreender um grupo de células ou indivíduos geneticamente idênticos derivados por reprodução assexuada de um ancestral comum.

Códons - seqüências de três nucleotídeos (códons), presentes no mRNA (RNA mensageiro), que determinam a seqüência de aminoácidos na síntese de proteínas. Cada combinação de três nucleotídeos corresponde a um códon que codifica um determinado aminoácido.

Cromossomo - é uma estrutura em forma de filamento que contém o material genético, DNA. Os cromossomos situam-se no interior do núcleo das células, que são os organismos eucariotos. As espécies possuem números específicos de cromossomos, sendo diplóide (2n) nas células somáticas e haplóide (n) nos gametas. Os procariotos, como as bactérias, não possuem núcleos, sendo o seu material genético constituído apenas de DNA, que normalmente se apresenta numa configuração circular.

CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Criada pelo Decreto 1752, de 20 de dezembro de 1995, em decorrência da Lei 8974, de 5 de janeiro de 1995, é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e tem a incumbência de regulamentar as atividades relacionadas aos organismos geneticamente modificados - OGMs.

Cultura de tecidos - uma técnica destinada a crescer células de um organismo multicelular em um meio líquido ou sólido para pesquisa. Particularmente no caso de vegetais, cultura de tecidos consiste em um conjunto de técnicas que compreendem desde o crescimento de células até a regeneração in vitro de plantas inteiras a partir de células, tecidos ou órgãos.

DNA - ácido desoxirribonucléico - ADN. É o material genético que tem a configuração de uma hélice dupla longa. Tem o aspecto de uma escada na qual o corrimão é uma seqüência do açúcar desoxirribose e de fosfato, sendo os degraus constituídos pelas bases nitrogenadas adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C), sendo que adenina se emparelha com timina e guanina com citosina. A seqüência dessas bases (ou letras) é que determina o código genético. O DNA está presente em todas as células contendo as correspondentes informações genéticas.

DNA recombinante - molécula artificial, constituída pela agregação de segmentos naturais ou sintéticos de DNA.

Ecossistema - é o conjunto dos seres vivos e do seu meio ambiente físico, incluindo suas relações entre si. Envolve os relacionamentos mútuos entre determinado meio ambiente e a flora, a fauna e os microorganismos que nele habitam, mantendo um equilíbrio biológico.

Eletroporação - técnica de transformação ou transfecção que consiste na exposição das células a pulsos de correntes de alta voltagem, o que torna a membrana plasmática permeável, permitindo a penetração do DNA.

Engenharia genética - tecnologia utilizada para a transferência de genes entre espécies distintas, resultando em organismos transgênicos, também denominados de geneticamente modificados.

FAO (Food and Agriculture Organization) - agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentos, tem o propósito de auxiliar os países em desenvolvimento na produção de alimentos em quantidade e qualidade adequadas para as respectivas populações.

FDA (Food and Drug Adminsitration) - Agência Administradora de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos. Regulamenta a comercialização de alimentos, rações e medicamentos, analisando as informações técnico-científicas disponíveis com vistas à segurança para o consumo humano e animal, respectivamente.

Gene - é uma seqüência específica de DNA, que codifica para uma proteína. Cada cromossomo pode ter milhares de genes. Estima-se que o genoma da espécie humana tenha aproximadamente 80 mil genes.

Genética - ramo da Biologia que trata da hereditariedade. Ela se ocupa das diferenças entre os seres vivos, das suas causas e dos mecanismos e leis da transmissão dos caracteres individuais.

Genoma - conjunto de cromossomos que corresponde ao conjunto haplóide (n) da espécie.

Genótipo - constituição genética de um organismo, que é determinada pelo conjunto de genes existentes nos cromossomos.

Glifosato - nome genérico do Roundup, o herbicida é utilizado para combater plantas daninhas na lavoura.

Herbicida - produto utilizado para destruir ou controlar o crescimento de plantas daninhas, arbustos ou outras plantas indesejáveis.

Hereditariedade - transmissão de características genéticas entre as gerações dos seres vivos, através de genes específicos. A hereditariedade segue as chamadas leis mendelianas de transmissão, em homenagem a seu descobridor, Gregor Mendel.

Híbrido - denominação genérica relativa ao produto resultante de um cruzamento entre progenitores geneticamente distintos. Pode ser o produto do cruzamento entre linhagens endogâmicas de uma espécie, bem como o resultado do cruzamento entre espécies distintas.

Melhoramento genético - envolve a melhoria dos cultivos agrícolas através de vários métodos desenvolvidos em função dos avanços da Genética, como seleção, hibridação, indução artificial de mutações e outros. Tais métodos de melhoramento genético são genericamente denominados de convencionais ou clássicos.

Método biolístico - consiste em introduzir o DNA na célula, rompendo a barreira da parede celular e da membrana plasmática, sem o uso de vetores biológicos. Para isso, microprojéteis de ouro ou tungstênio, cobertos com moléculas de DNA, são acelerados a alta velocidade, o que possibilita sua penetração em células intactas.

OGM (organismo geneticamente modificado) - é o organismo que recebeu genes de outra espécie por meio da engenharia genética, uma técnica da moderna biotecnologia.

RNA - ácido ribonucléico - ARN, que é o material genético de certos vírus.

Roundup Ready - a soja Roundup Ready é uma variedade geneticamente modificada tolerante a herbicida, desenvolvida pela empresa Monsanto. Ela tem em seu DNA o gene CP4EPSPS, que lhe confere tolerância ao glifosato.

Transformação - processo por meio do qual o material genético de um organismo é modificado pela inserção de DNA exógeno em seu genoma.

Transgênico - o mesmo que organismo geneticamente modificado (OGM).

Vírus - organismo que é reproduzido no interior de células vivas. Existem vírus cujo material genético é o DNA (ácido desoxirribonucléico) e outros nos quais o material genético é o RNA (ácido ribonucléico).

Fonte: Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)

Terra
 

» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade