Amapá

Duas pontes e

muitas histórias

Textos: Hermano Freitas e Vagner Magalhães

Fotos e vídeos: Fernando Borges

Inaugurada em 1965, a ponte da Amizade liga o Brasil ao Paraguai entre Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este. Em 2012, o governo federal pretende cortar a fita da Ponte Binacional, que está pronta e fará o elo entre o Brasil e a Guiana Francesa, do Oiapoque (AP) a Saint Georges.

A Ponte da Amizade é objeto de vigilância constante das autoridades brasileiras. Enquanto o Mercosul garante o livre comércio e circulação na fronteira com o Paraguai, a entrada na Guiana Francesa exige visto e só a capital do país soma ao menos 20 mil brasileiros ilegais. A fronteira do Brasil com o Paraguai é considerada ponto sensível para a entrada de drogas, armamento e contrabando, mas tem vigilância considerada frágil pelas próprias forças de segurança que atuam por lá. A saída de veículos roubados do Brasil para o Paraguai é outra atividade a ser combatida.

No extremo norte do Brasil, o Oiapoque é a cidade mais setentrional do País e do Amapá. Lá, os brasileiros convivem com a dificuldade de acesso. Muitos cruzam todos os dias ilegalmente a fronteira fluvial em busca de oportunidades na construção civil do país vizinho e do ouro extraído também de forma clandestina na Guiana Francesa. A ponte Binacional, que vai ligar os dois países, está pronta, mas ainda espera pela sua inauguração. Ela depende da instalação dos postos de fronteira da Receita Federal, Vigilância Sanitária e Polícia Federal do lado brasileiro. Inaugurada, passará a ser alvo de preocupação das autoridades do país vizinho.

O Terra visitou as duas regiões de fronteira e conta um pouco dessas histórias nas páginas seguintes.
Começar
Paraná