Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Assembléia escolhe novo destino para dinheiro de guerras

Segunda, 04 de fevereiro de 2002, 21h41


A Assembléia Pública Mundial Sobre os Gastos de Guerra, realizada entre o domingo e hoje no Fórum Social Mundial (FSM) 2002 decidiu que os investimentos de US$ 800 bilhões anuais da indústria bélica deveriam ser redirecionados para a eliminação da fome, erradicação do analfabetismo e eliminação do trabalho infantil.

Os temas eleitos foram apresentados pelo coordenador do Gabinete de Orçamento e Finanças, Ubiratan de Souza, e pela coordenadora do Gabinete de Relações Comunitárias, Iria Charão, do governo gaúcho. Nas 17 urnas espalhadas em nove pontos do FSM, votaram 4.495 pessoas.

A opção mais votada foi a eliminação da fome com 9.550 pontos. O segundo lugar, ficou com a erradicação do analfabetismo com 3.976 pontos e o terceiro, teve a a eliminação do trabalho infantil, com 2.506 pontos.

Entre os temas propostos, estavam ainda atenção às vítmas das guerras, tratamento digno da aids, reconversão da indústria armamentista, ajuda financeira para reconstrução de cidades e países devastados pela guerra, saneamento ambiental como direito fundamental, lei global para uma distruibuição mais equilibrada dos gastos de guerra, apoio a processos de desarmamento, taxação sobre comércio de armas para aplicar em desenvolvimento, preservação ambiental, geração de emprego e renda e direito de moradia digna.

Leia mais:
» A íntegra do Manifesto por um mundo sem guerras
» Começa votação de novos destinos para dinheiro das guerras

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade