Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Começa votação de novos destinos para dinheiro das guerras

Domingo, 03 de fevereiro de 2002, 14h35

Platéria lotada para avaliar as melhoes
opções (Foto Jefferson Bernardes)
O mundo reunido em Porto Alegre começou, na tarde deste domingo, a votar um novo destino para o dinheiro usado em guerras, calculado em US$ 800 bilhões. A assembléia mundial Orçamento Participativo com Gastos de Guerras foi aberta no Centro de Eventos da PUC-RS, palco principal do 2º Fórum Social Mundial (FSM), na capital gaúcha. A votação vai até esta segunda-feira com urnas em diversos pontos de Porto Alegre. O resultado será revelado no dia 5, encerramento do Fórum Social.

Não são só os delegados ou participantes rotineiros do FSM que podem dar o seu voto. Qualquer morador da capital gaúcha, do Brasil ou outro lugar do mundo, se estiver em Porto Alegre, pode se habilitar à escolha. As urnas estão na PUC e, nesta segunda-feira, também haverá pontos para depositar a cédula no Auditório Araújo Viana, no Parque Farroupilha, no Acampamento da Juventude, no Parque da Harmonia e na Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro da capital gaúcha.

Cada pessoa poderá indicar, em ordem de preferência, três opções para a aplicação do dinheiro. Na apuração dos votos, a opção número 1 vale três pontos, a segunda escolha recebe dois pontos e a última um ponto. A fórmula de contabilizar os votos segue o Orçamento Participativo (OP) em vigor no Rio Grande do Sul.

A assembléia mundial, na sala 3 na PUC, que aos poucos vai lotando, começa com seis propostas para a escolha dos participantes. Foram indicações feitas em países e regiões que sofrem conflitos bélicos, como Chiapas, no México, Colômbia, Leste europeu, Caxemira, entre a Índia e o Paquistão e a África. Mas a expectativa é que novos destinos sejam apontados na plenária mundial.

Os temas até agora definidos para aplicar a cifra bilionária são eliminação da fome, atenção às vítimas das guerras, tratamento digno da aids, erradicação do analfabetismo, eliminação do trabalho infantil e a reconversão da indústria armamentista.

Patrícia Comunello/Direto de Porto Alegre

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade