CAPA
A CRISE
A origem
Como fica a
economia mundial
Reflexos no Brasil
Reflexos nos EUA
Reflexos na Europa
SAIBA MAIS
A Opep e crises passadas
A história do petróleo
O que é o petróleo
O petróleo no Brasil
Galeria de fotos
Últimas notícias
de economia
   


Estados Unidos tentam tranqüilizar mercado

Mesmo com as evidências de que a situação do petróleo não está sob controle, principalmente com os conflitos no Oriente Médio, o governo norte-americano ainda se esforça para tranqüilizar o mercado, dizendo que a utilização da capacidade excedente de produção dos países-membros da Opep, somada às reservas de emergência da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), seria suficiente para compensar qualquer interrupção na distribuição de petróleo. De acordo com os Estados Unidos, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos sozinhos teriam capacidade de produção ociosa no curto prazo.

Além disso, o Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou um aumento dos estoques de petróleo cru do país em um milhão de barris. Nem isso, entretanto, acalmou o mercado, que teme o alastramento do conflito entre os países produtores da região, o que afetaria o abastecimento do produto. O ataque contra o navio norte-americano no Iêmen serviu para acirrar ainda mais os ânimos.

A maior preocupação interna dos Estados Unidos em relação à crise do petróleo diz respeito aos estoques de gasóleo, necessário para alimentar os sistemas de calefação durante o inverno que se aproxima. De acordo com analistas, o aumento de produção insuficiente para suprir a demanda de gasóleo para a calefação durante o inverno.


     
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003, Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade