NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Popular     Especiais     Esportes     Informática     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

A origem dos confrontos

O mapa da discórdia
Os sangrentos conflitos no Oriente Médio têm sua origem na disputa territorial. Os palestinos reclamam terras ocupadas por Israel ao longo dos anos, desde a divisão da Palestina no final da década de 40, para a formação de seu estado independente.

O estado palestino ocuparia a região da Cisjordânia e da Faixa de Gaza e, se aprovado, passaria pelo centro de Israel. Hoje, os dois territórios concentram os grandes focos dos conflitos no Oriente Médio.

A disputa, ainda mais acirrada em função da religiosidade na região, tem ainda como questão central a Jerusalém. Os palestinos também exigem a parte leste da cidade para capital de seu futuro estado. Entretanto os israelenses consideram a cidade sua capital santa e indivisível.

JERUSALÉM
Cidade santa, com mais de 3.000 anos de antigüidade, Jerusalém se reveste de um caráter sagrado para judeus, muçulmanos e cristãos. Durante 19 anos, entre 1948 e 1967, esteve dividida entre Israel e o reino da Jordânia. A divisão foi resultado da primeira guerra israelense-árabe e separava os setores ocidental (judeu) e oriental (árabe).
Jerusalém oeste foi proclamada capital do estado de Israel em 1948. Após a guerra dos Seis Dias (1967), a parte oriental da cidade foi anexada.
Israel transformou a cidade. Hoje a superfície do município é o triplo da superfície ocupada por Jerusalém em 1967, devido à construção de um cinturão de onze bairros judeus na periferia da cidade árabe. Em 1967, a cidade tinha 200 mil habitantes. Hoje, são 600 mil.
• Duzentos mil palestinos vivem na parte oriental da cidade. Têm um visto de residência permanente mas não a cidadania israelense.
• A Cidade Santa é o coração do setor oriental. Ali encontram-se os lugares sagrados do cristianismo - Santo Sepulcro - do judaísmo - Muro das Lamentações, e o terceiro lugar santo do Islã - a Esplanada das Mesquitas.

Redação Terra

volta

  
CENÁRIO ATUAL

» Capa
» Governo Sharon
» Governo Barak
» Cronologia
» Processo de paz

ENTENDA O CASO

» O Estado de Israel
» As Intifadas
» Criação da OLP
» Guerrilhas

MULTIMÍDIA

» Vídeos
» Entrevista

LINKS

» A. Palestina
» Governo de Israel

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.