NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Popular     Especiais     Esportes     Informática     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

Cronologia dos últimos confrontos no Oriente Médio

28/09/2000 - Sharon visita local sagrado para palestinos
A visita do líder da extrema direita israelense, Ariel Sharon, à Esplanada das Mesquitas de Jerusalém, terceiro santuário do Islã, inicia violentos enfrentamentos entre manifestantes palestinos e forças da segurança israelenses.
29/09/2000 - Confrontos na Esplanada das Mesquitas
Sete palestinos morrem e 220 ficam feridos, depois que o exército israelense disparou contra a multidão que atira pedras. Dois soldados israelenses morreram depois de ataques nos territórios ocupados. A Casa Branca condenou a violência e a União Européia se declarou "fortemente preocupada".
30/09/2000 - Confrontos na Faixa de Gaza e Cisjordânia
A Autoridade Palestina pede à ONU que crie uma comissão de investigação para estabelecer os responsáveis pelos enfrentamentos na Esplanada das Mesquitas.
04/10/2000 - Arafat diz que Barak pode ir para o inferno
Arafat e o então primeiro-ministro israelense Ehud Barak encontram-se em Paris sob mediação norte-americana. O líder palestino exige uma investigação internacional sobre o que classifica de crimes de guerra. Israel rejeita tal opção.
05/10/2000 - Fechamento das fronteiras da Cisjordânia e Gaza
Israel fecha os acessos. O bloqueio é imposto pelos israelenses todo ano, em função do Iom Kipur (Dia do Perdão), o feriado mais sagrado para os judeus.
06/10/2000 - "Dia da Ira"
O "Dia da Ira", convocado pelo Hamas, deixa 11 palestinos mortos, entre eles Mohamed al-Durra, um menino de 12 anos, que foi atingido por balas do exército israelense na frente de câmeras da TV e se tornou mártir da Intifada.
07/10/2000 - Ultimato de Barak
Barak ameaça considerar o processo de paz extinto se a violência não cessar. O conflito se estende até a fronteira líbano-israelense. Três soldados israelenses são capturados e mortos pelo movimento xiíta libanês Hezbolá. Palestinos destroem o edifício onde se encontra a Tumba de José, em Nablus.
12/10/2000 - Linchamento e ataque aéreo
Helicópteros de Israel disparam mísseis contra alvos palestinos depois de uma multidão ter linchado dois soldados israelenses capturados.
21 e 22/10/2000 - Cúpula Árabe
A cúpula, no Cairo, condena Israel e pede a criação de um Tribunal Penal Internacional e de uma "comissão de investigação internacional e neutra" sob o patrocínio da ONU.
02/11/2000 - Atentado com carro-bomba
O atentado do Jihad Islâmico mata dois israelenses em Jerusalém Oeste. Explodem confrontos na Cisjordânia e Gaza, Israel responde com disparos de obuses israelenses na Cisjordânia.
09/11/2000 - Emboscada
Hussein Abayat, chefe do Fatah é morto por disparos israelenses em uma emboscada perto de Belém (Cisjordânia).
15/11/2000 - Dia da Independência Palestina
O exército israelense matou oito manifestantes. Arafat ordenou a suspensão dos disparos contra objetivos israelenses nas zonas controladas pela Autoridade Palestina e nas áreas habitadas. Barak bloqueia a transferência de fundos que deve à Autoridade Palestina.
20 e 21/11 - Atentado contra ônibus escolar
O atentado a bomba na Faixa de Gaza matou dois adultos e feriu cinco crianças. Egito ordenou que seu embaixador em Tel Aviv volte.
27/11 - Jerusalém Oriental
O Parlamento israelense votou proposta de lei que dificulta qualquer concessão aos palestinos sobre Jerusalém Oriental.
28/11/2000 - Crise política de Barak
O Parlamento israelense aprova a convocação de eleições antecipadas em Israel. A decisão deixa clara a impopularidade de Barak.
01/12/2000 - Resoluções da ONU
Uma Assembléia Geral adotou seis resoluções de apoio aos palestinos. Duas delas foram a anulação do anexo da parte leste de Jerusalém por Israel e a solicitação da retirada de embaixadas do local. As resoluções, tradicionais e sem caráter impositivo, deixaram claras a posição de isolamento de Israel na Assembléia, que reúne os 189 países-membros da organização internacional.
27/12/2000 - Plano Clinton
Clinton apresentou a Barak e Arafat um plano de paz. Os dois lados negam a prática do plano.
01/01/2001 - Virada do milênio violenta
Um carro bomba explodiu em Netânya, perto de Tel Aviv, ferindo 20 pessoas.
06/02/2001 - Ariel Sharon é eleito e Israel impõe bloqueio a Gaza
Após atentado no sul de Tel Aviv, Israel impõe como represália um bloqueio quase total aos territórios por terra, mar e ar. Sharon impõe três condições para a flexibilização do bloqueio: um apelo público de Yasser Arafat ao fim da violência, ações da Autoridade Palestina contra a incitação à violência e a retomada da cooperação em matéria de segurança.
26/03/2001 - Bebê é morto e confrontos causam mais mortes
Um bebê de uma família de colonos judeus é morto por um franco-atirador palestino em Hebron, na Cisjordânia.
17/05/2001 - Israel ocupa territórios palestinos
O exército israelense ocupou territórios palestinos pela primeira vez desde o lançamento do regime de autonomia em 1994, mas se retirou algumas horas depois. Os Estados Unidos protestaram.
07 e 09/05/2001 - Jovens vítimas da violência
Um bebê palestino de quatro meses foi assassinado. O pequeno Iman Hajur foi vítima de um obus de tanque israelense. A morte gerou protestos palestinos e o próprio Ariel Sharon pediu desculpas pelo ocorrido. Dois jovens colonos israelenses foram apedrejados até a morte perto do assentamento dno sul da Cisjordânia.

Redação Terra

volta

  
GALERIA DE FOTOS

Imagens dos conflitos em 2001

Confrontos em 2000



CENÁRIO ATUAL

» Capa
» Governo Sharon
» Governo Barak
» Processo de paz

ENTENDA O CASO

» Origem da disputa
» O Estado de Israel
» As Intifadas
» Criação da OLP
» Guerrilhas

MULTIMÍDIA

» Vídeos
» Entrevista

LINKS

» A. Palestina
» Governo de Israel

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.