NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esportes     Popular     Informática     Especiais     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


PRIMEIRO DE MAIO

O polêmico Dia do Trabalho

A história da data

O 1º de maio é a data escolhida na maioria dos países industrializados para comemorar o Dia do Trabalho e celebrar a figura do trabalhador. A data tem origem em uma greve operária por melhores condições de trabalho e redução de jornadas, que costumavam ser de 14 horas diárias, iniciada em 1º de maio de 1886, em Chicago, grande pólo industrial da época nos Estados Unidos.

Durante a manifestação na praça Haymarket, uma explosão no meio do protesto serviu como justificativa para a repressão policial, que acabou em mais de cem mortes e a prisão de dezenas de militantes operários. Quatro deles - Albert Parsons, August Spies, Adolf Fischer e George Engel - foram condenados à forca e executados em 11 de novembro de 1887. Ludwig Lingg, outro operário preso, suicidou-se na cela.

Este episódio, que marcou a história dos sindicatos, ficou conhecido como "Os Mártires de Chicago" e se tornou símbolo da luta trabalhista mundial. Em 1888, o Congresso da Federação do Trabalho Americano e, um ano depois, o Congresso Socialista de Paris declararam o 1º de maio como o dia internacional de luta dos trabalhadores.

Seis anos após as mortes de Chicago, em 1893, a condenação dos operários foi anulada, o Estado americano reconheceu o caráter político e arbitrário do julgamento e libertou os militantes que ainda estavam presos. O 1º de maio tornou-se feriado oficial somente no início do século 20. Até então, os sindicalistas comemoravam a data de forma simbólica.

Clarissa Olivares/Redação Terra

volta

  
AGENDA

Veja como serão as comemorações em:
  • São Paulo
  • Belo Horizonte
  • Rio de Janeiro
  • Porto Alegre

  • HISTÓRIA
  • Origem da data
  • Data no Brasil
  • Os sindicatos

  • AS COMEMORAÇÕES
    As história das manifestações e protestos no Brasil


    O SALÁRIO MÍNIMO
    A história e os valores do salário mínimo


    SAIBA MAIS

    Conheça os tipos de trabalho e a história de 1º de Maio em Terra Almanaque


    Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.