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Consumidor de Brasília começa a ter energia cortada

Domingo, 26 de agosto de 2001, 16h21

A Companhia Energética de Brasília (CEB) começou a suspender o fornecimento de energia dos consumidores que não cumpriram a meta estabelecida pelo governo. Os cortes, que começaram no dia 16 deste mês, já foram feitos em mais de 100 unidades e podem chegar a 500 até o final do período referente ao faturamento de agosto.

As informações foram prestadas pelo superintendente comercial da CEB, Carlos Leal, em entrevista ao programa NBr Entrevista, da TV Nacional Brasil (TV a cabo da Radiobrás).

De acordo com Leal, apenas 5% do total de consumidores ultrapassaram pela segunda vez a meta estabelecida. Mas nem todos terão o fornecimento de energia cortado. Os consumidores que tenham uma ultrapassagem muito pequena, de 2 kWh ou 3 kWh, por exemplo, ainda não estarão, nessas condições, sujeitos aos cortes.

"A CEB, seguindo as determinações da Câmara de Gestão, está praticando cortes, dentro da sua capacidade operacional, iniciando pelos que, em valor absoluto, mais ultrapassaram a meta", disse Leal. "Mas é importante ressaltar que aquelas pessoas que não conseguiram cumprir a meta por muito pouco devem se esforçar um pouco mais para não correr o risco de ter a energia cortada, pois está fácil de atingir o objetivo", completou.

Foi reaberto o prazo para solicitar revisão de metas e agora vai ser possível fazer o requerimento durante todo o plano de racionamento. "O plano hoje dá condições da meta ser revista levando em consideração o funcionamento de equipamentos vitais na residência, o acréscimo de moradores e outros casos específicos", informou Leal.

A Câmara de Gestão estabeleceu o prazo de 21 dias para que sejam analisados os pedidos de revisão, mas, devido ao grande volume de solicitações, a CEB não está conseguindo, em alguns casos, cumprir esse prazo. Mas o consumidor que solicitou a revisão está isento de qualquer conseqüência, como o corte, por exemplo, enquanto estiver sendo analisado o pedido.

Para maiores informações, a CEB possui um "call center" (0800-6441212) que presta auxílio aos consumidores, além das Brigadas de Economia, formadas por técnicos que vão até cada endereço para orientar na redução do consumo de energia. A CEB ainda conta com uma área técnica preparada para as orientações ao consumidor através de uma Agência de Atendimentos. O endereço da CEB na internet é o www.ceb.com.br.

Fonte : Agência Brasil

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