A Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coelba) segue com os cortes de energia elétrica dos 123 mil consumidores baianos que não cumpriram a meta prevista no Programa de Racionamento do Governo Federal. Nesta primeira semana, a empresa está penalizando apenas o consumidor que, além de descumprir a meta, está inadimplente junto à companhia.
Nos últimos três dias, foi suspenso o fornecimento de 300 consumidores, sendo que deste total 70% são de usuários comerciais, 25% de indústrias e 5% de consumidores residenciais, de todo o estado. Entre os residenciais, 80% são moradores de bairros de classe média alta, a maioria de Salvador. Eles consumiram entre 500 kwh e 1 mil kwh acima do previsto e estavam com mais de duas contas em atraso.
Por estarem inadimplentes, esses consumidores podem recorrer, até a próxima sexta-feira, ao sistema de religação de urgência mediante comprovação de quitação de débito, mecanismo que não será permitido a partir da próxima semana. Desde a última segunda-feira a Coelba tem mantido uma média de 100 cortes por dia. A partir da próxima semana, no entanto, esse número será aumentado para mil por dia.