>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
Calcule sua economia
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
NOTÍCIAS

 

Vale do Rio Doce aluga geradores para manter atividades principais

Sexta, 01 de junho de 2001, 20h32

A Companhia Vale do Rio Doce decidiu alugar cerca de 40 grandes geradores de 1,7 MW cada para não ter de reduzir a produção nas suas principais atividades em função do racionamento de energia, disse o presidente da empresa nesta sexta-feira. ``A Vale não será atingida nas suas coronárias. Vamos manter as principais atividades sem necessidade de corte de produção'', disse Jório Dauster a jornalistas.

Os geradores já estão sendo importados pela empresa e se assemelham a containers, explicou Dauster, que estimou em cerca de 40 milhões de dólares o gasto com o aluguel do equipamento. A iniciativa da Vale, na avaliação pessoal do presidente da companhia, deveria ser seguida pelo governo. ``Em algum momento (o governo) terá que estudar a possibilidade de comprar energia adicional, aquela que ele está obrigando a todos a poupar'', disse o empresário.

Ele informou que as atividades principais da companhia --mineração, pelotização e logística (portos e ferrovias)-- que não tem grande necessidade de consumo de energia, chamadas não eletrointensivas, correspondem a 91 por cento da receita total da Vale, que em 2000 foi de 5,6 bilhões de dólares.

Já os setores de alumínio e ferro-ligas --atividades que necessitam de muita energia ou eletrointensivas-- terão de ser submetidos a medidas que reduzam em 25 por cento o consumo de energia, conforme determinou o governo em seu plano de racionamento que entrou em vigor nesta sexta-feira para os setores industriais e de comércio.
No caso de ferro-ligas, a redução da produção em 25 por cento dará um prejuízo de 26 milhões de dólares em seis meses, período previsto para o plano de racionamento.

As plantas de ferro-ligas da Vale ficam na Bahia e em Minas Gerais e terão alguns fornos desligados para redução da produção. Com isso, a previsão é de que as vendas externas da empresa sejam menores. ``Vamos garantir o fornecimento para os clientes no Brasil e na América Latina, sobretudo na Argentina'', disse. Além disso, a Vale pretende mudar o ``mix'' na planta que opera na França, para atender clientes que não puderem ser atendidos pela produção brasileira.

``Não vamos precisar quebrar contratos, vamos produzir na França o que não der para produzir aqui'', informa.
No alumínio, para amenizar o impacto econômico, a Vale vai reduzir a produção de lingotes, que têm menor valor agregado, e ampliar a fabricação de produtos com maior valor.

A Vale tem duas fábricas de alumínio, a Albrás, localizada no norte do país e que a princípio não está sujeita a cortes de produção, e a Aluvale, no Rio de Janeiro, que contribuiu apenas com 0,63 por cento do lucro de mais de 2 bilhões de reais que a Vale obteve no ano passado.

A preocupação de Dauster no caso do alumínio, ``e de todos os produtores do setor'', segundo ele, é com o fato do governo estar tratando a indústria como uma coisa única. ``No caso do lingote de alumínio, que é uma commodity, é fácil substituir, fazer uma acomodação, mas os produtos de maior valor agregado teriam que ter um tratamento diferente'', disse Dauster.

Ele informou que os produtores estão tentando a redução da meta de economia de energia de 25 por cento para esta área.

Dauster admitiu, inclusive, que dependendo da continuidade da crise, seria possível a Vale estudar a suspensão das operações da Valesul. ``Dependendo da redução da produção, às vezes pode ser mais vantajoso fechar a Valesul'', disse. Ele também considera a transferência de parte da produção da Albrás, que não será afetada em um primeiro momento, para atender a demanda do sudeste, se for necessário. ``Mas acho que a demanda também vai cair, afinal, o vendedor de panela também vai ter que reduzir o consumo'', explica.

Dauster disse ainda, que a Vale não vai demitir nenhum funcionário por causa da crise energética, ``pelo menos nos próximos seis meses''. A Vale é a maior consumidora de energia do país, com 4,5 por cento do total produzido, ou 13,7 milhões de megawats, e produz apenas cerca de 100 megawatts, na usina de Igarapava, em Minas Gerais.
Os projetos para aumento de geração de energia em andamento somam 460 milhões de dólares e 1,2 mil megawatts, referentes à construção de seis hidrelétricas, sendo que apenas a usina de Porto Estrela, em Minas Gerais, de 112 megawatts, entrará em operação este ano.

Fonte : Reuters

CALCULADORA

Calcule suas despesas
E veja quanto consegue economizar na sua conta de eletricidade

   
Terra Mail | Anuncie | Assine | Fale com o Terra
  Terra Argentina | Brasil | Colômbia | Costa Rica | Chile | El Salvador | Espanha | Guatemala | Honduras | México | Nicarágua | Panama | Peru
República Dominicana | USA | Uruguai | Venezuela Aviso Legal | Política de Privacidade | Proibida sua reprodução total ou parcial
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A