Conheça os cientistas que foram vítimas de suas invenções

6. Físico foi vítima de reação de fissão nuclear causada por ele mesmo

Foi um físico e químico canadense nascido em 01 de dezembro de 1910. Ele participou do projeto dos EUA criado para desenvolver a primeira bomba nuclear, o Projeto Manhattan. Além disso, realizava experiências com urânio e plutônio para determinar os valores de massa critica dos componentes.

Em 21 de maio de 1946, Slotin iniciou, acidentalmente, uma reação de fissão nuclear, que lançou nele uma rajada de radiação. Duas metades de uma esfera de berílio que deveria envolver o plutônio escorregaram e tocaram o elemento radioativo. Os cientistas que estavam na sala observaram um brilho azul e sentiram uma onda de calor.

Slotin sentiu um gosto amargo na boca e um ardor intenso na mão esquerda. Ele foi levado às pressas para um hospital, mas morreu de doença causada pela radiação nove dias mais tarde, em 30 de maio. A quantidade de radiação à qual foi exposto foi o equivalente a estar a 1.5 km de distância de uma explosão atômica.

Mesmo tendo provocado o acidente, Slotin foi saudado como um herói pelo governo dos Estados Unidos por reagir com rapidez suficiente para evitar a morte de seus colegas.

Louis Slotin, físico foi vítima de reação de fissão nuclear causada por ele mesmo. Foto: Terra/Rapahel Falavigna

Terra