Conheça os cientistas que foram vítimas de suas invenções

5. Pioneiro no céu foi primeira vítima de acidente aéreo

Jean-François Pilâtre de Rozier nasceu em Metz, na França, no dia 30 de Março de 1754. Ele foi químico, professor de física e um dos pioneiros na aviação. Em junho de 1783, assistiu ao primeiro voo de balão efetuado pelos irmãos Montgolfier e ficou fissurado por voar. Em 19 de setembro do mesmo ano, ele colaborou para que uma ovelha, um galo e um pato voassem do terraço do palácio de Versailles num balão. Depois de vários testes, em outubro, de Rozier realizou o primeiro voo de balão com seres humanos e durante 25 minutos ele viajou cerca de 12 km, desde o Castelo de la Muette até Butte-aux-Cailles, passando nos arredores de Paris, a uma altitude de cerca de 1000 metros.

O próximo desafio do físico francês era atravessar o Canal da Mancha, mas o balão da categoria Montgolfier não era apto para esta tarefa, pois exigia grandes quantidades de combustível para aquecer o ar no seu interior. Então de Rosier decidiu incluir o hidrogênio.

Depois de várias tentativas, em 15 de junho de 1785, de Rosier e seu companheiro, Pierre Romain, descolaram de Boulogne-sur-Mer. O início do voo ocorreu bem, porém, ao atingir a altura aproximada de 500 metros, o balão, que usava uma combinação de ar quente e gás, desinflou e começou a perder altitude rapidamente e, embora não tenha se incendiado, caiu perto de Pas-de-Calais. Ambos os ocupantes morreram.

Jean-François Pilâtre de Rozier, pioneiro no céu foi primeira vítima de acidente aéreo. Foto: Getty Images

Terra