› Mulher › Sexo e Namoro
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Sexo e Namoro
 
Mulheres que se culpam demais

Consultório:
» Tudo pelo prazer
» A pílula do orgasmo
» Pense mais em sexo
» Onde fica o ponto G
» Kit oriental de prazer
» O mito do corpo perfeito
» Prazeres do sexo rotineiro
» O sexo durante a gravidez
» Preguiça na hora do sexo
» Mulheres que se sentem culpadas

Dúvidas:
» Por que nós fingimos o orgasmo?
» Existe sexo anal sem dor?
» Posso transar menstruada?
» Por que sinto dores na transa?
» Por que tenho nojo de sexo oral?
» Como aceitar algumas fantasias?
» Transar tarde tem problema?
» Envie sua pergunta
» Conheça a sexóloga Laura Müller

Saiba mais:
» Inimigos de um relacionamento
» Ele falhou. E agora?
» Conviva melhor com eles
» Você está satisfeita com o sexo?
» Ele é uma fera na cama?

Por que é que nós, mulheres, temos essa mania de nos sentir culpadas, mesmo que só um pouquinho, por alguma falha do parceiro? Por que é que a gente fica sempre se perguntando "o que eu fiz de errado"? Será que somos tão culpadas mesmo? Ou será que a gente exagera um pouco na avaliação?

Muitas mulheres se angustiam demais quando o parceiro perde a ereção. E ficam remoendo pensamentos do tipo: "Será que ele não gosta mais de mim?" "Será que ele perdeu o tesão por mim?" "Será que isso, será que aquilo?"

Seria muito mais simples se a gente encarasse as coisas sem essa mania de se responsabilizar por tudo. Há uma enorme lista de razões para o homem perder a ereção - e a parceira não é necessariamente a culpada por esse acidente de percurso.

Medo, ansiedade, estresse, tensão emocional, dificuldade para se concentrar na transa e problemas variados (com o trabalho, a família, os amigos, os filhos ou até mesmo a companheira) são alguns dos fatores emocionais que podem levar um homem a falhar na hora H. Há ainda a hipótese de algum impedimento físico estar atrapalhando o mecanismo da ereção. Ou seja, a mulher NÃO é a culpada de tudo, não!

No entanto, ela pode atrapalhar as coisas, sim, se adotar uma postura inadequada na hora em que o homem apresentar esse tipo de problema. Fazer cobranças ou brincadeiras de mal gosto são atitudes que jogam a auto-estima do indivíduo mais para baixo ainda. Aí, a situação acaba piorando.

É preciso entender que falhar uma vez ou outra é algo que acontece com muitos homens. E tudo bem. Não é o fim do mundo. É perfeitamente normal acontecer de vez em quando.

Caso a dificuldade de ter ou manter a ereção se torne algo freqüente, aí sim, é preciso tomar uma atitude. Qual? A mais indicada é apoiar o parceiro a buscar a ajuda de um terapeuta sexual. Há solução para todos os casos. Basta procurar um especialista. E não se culpar!

Laura Müller

 Volta | Capa
 

» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade