Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


DISCOS SECRETOS
Luciano Ramalho

Se você trabalha diariamente com vários arquivos sigilosos, vai gostar do PGPdisk. Com ele você cria um disco virtual dentro de seu disco rígido. Na verdade, o disco virtual não passa de um arquivo cifrado, de tamanho fixo, que pode conter seus documentos secretos. Ao criar um disco virtual você associa uma frase-senha e uma letra de drive, como E:. Para usá-lo, basta um duplo-clique e o PGPdisk fará com que seu conteúdo apareca associado à letra escolhida, desde que você digite novamente a frase-senha.

Para fechá-lo, é só usar o comando “unmount PGPdisk” que aparece clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do disco virtual. Ele volta então a ser um mero arquivo cifrado, que pode ser transportado ou copiado normalmente.

Se o conteúdo do disco virtual precisa ser compartilhado por várias pessoas, o PGPdisk permite a criação de múltiplas frases-senha e também a associação das chaves públicas dos indivíduos que precisarão ter acesso.

Arquivos bem apagados

Além dos recursos tradicionais de cifragem e decifragem, o PGP 6 traz também dois utilitários complementares que servem para apagar arquivos sem deixar vestígios. Isso é necessário porque, ao cifrar um documento, o PGP na realidade gera uma cópia cifrada do original. Mesmo que você apague do disco o documento original, não é preciso ser um grande perito para recuperá-lo com o auxílio de um programa especial como o Norton Utilities. Para evitar que isso aconteça, você pode usar o comando “wipe” (limpar), que o PGP coloca no menu contextual ao clicarmos com o botão direito do mouse sobre um arquivo. Antes de apagar o arquivo, o “wipe” o sobrescreve múltiplas vezes com dados aleatórios impedindo sua reconstituição.

Se você escreveu o documento original em um programa como o Word, é bem provável que o aplicativo tenha gerado cópias temporárias enquanto você trabalhava. Como essas cópias são apagadas pelo aplicativo, o comando “wipe” não pode ser usado para eliminá-las. Para resolver esse problema, o PGP 6 inclui também o utilitário “Free Space Wiper”, ou limpador de espaço livre, que realiza a mesma operação porém em todo o espaço vazio de seu disco rígido, que pode conter fragmentos versões antigas de seus dados sigilosos. Apenas por curiosidade, a documentação do “Free Space Wipe” traz o seguinte aviso: “Sabe-se que empresas comerciais de recuperação de dados podem recuperar arquivos sobrescritos até 9 vezes.” O mesmo documento recomenda, então que para fins “militares” o espaço livre deve ser sobrescrito 18 vezes, ou até 26 vezes para se obter o máximo de segurança!

» Conclusão »

Copyright © 1999 MAGNET
Introdução

Como funciona

Mais utilitários

Conclusão

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.