Rio - Até o momento, o Brasil tem 13 atletas qualificados para o Campeonato Mundial de Atletismo de Edmonton, no Canadá, que será realizado de 3 a 12 de agosto deste ano. Este número deve aumentar, após a disputa do XX Troféu Brasil de Atletismo, que começa nesta quinta-feira, e vai até domingo, no Estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã.
Estarão competindo os atletas que representarão o país no revezamento 4x100m, além da possibilidade de outros conseguirem o índice para a competição canadense. O Troféu Brasil Caixa é o prazo limite estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo para obtenção de índice para o Mundial. Assim, os atletas que estão mais próximos das marcas treinam duro em busca do objetivo.
Um dos mais confiantes em carimbar o passaporte para Edmonton é Edson Luciano Ribeiro. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney e de bronze no de Atlanta no 4x100m, o atleta da equipe estreante na competição Ulbra/Prudente (SP) acredita que conseguirá o tempo de 10s20 nos 100m. Seu treinador, Jayme Netto, confirma a expectativa:
”Ele está em sua melhor fase. Há um mês e meio correu a distância em 10s36. Portanto, acredito que conseguirá o índice. Mas se não garantir vaga nas provas individuais, será um dos seis que formarão a equipe do revezamento.”
Já outro medalhista de prata em Sydney, Vicente Lenílson, não se mostra tão otimista. Ele sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda há um mês e meio, durante o Campeonato Estadual do Rio, que prejudicou sua preparação para o Troféu Brasil Caixa. Ainda assim, o atleta do Vasco treinou forte esta semana e se mostra satisfeito por estar livre das dores:
”Não estou cem por cento fisicamente. Mas treinei bem nos últimos dias e vou dar meu sangue em busca de um bom resultado. Sei que não será fácil conseguir o índice para o Mundial, mas minha preocupação maior é dar o melhor pelo meu clube. Se os adversários bobearem, vou roubar o doce deles”, brincou o vascaíno, referindo-se ao primeiro lugar nas duas provas individuais que disputará, os 100m e os 200m.