Rio - Com o quarto lugar de Thiago Jacinto Carahyba Dias nos 110m c/barreiras, o Brasil encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Atletismo de Menores, em Debrecen, na Hungria, de forma satisfatória. Além da medalha de ouro conquistada por Thiago Jacinco no Salto em Distância, o Brasil teve representantes em outras quatro finais: disputou os 110m c/barreira masculino, o arremesso do peso, o Salto em Altura e os 5.000 marcha atlética.
O Brasil encerrou sua participaçào na 16ª posição, com a medalha de ouro conquistada por Thiago Jacinto Carahyba Dias. O país com maior número de medalhas foi os Estados Unidos, com cinco de ouro, sete de prata e três de bronze. Em segundo ficou o Quênia, com quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze. A Rússia aparece na terceira colocação, com três medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
O destaque brasileiro mesmo ficou para Thiago Jacinto Carahiba Dias, do Orcampi/SP, com a medalha de ouro no Salto em Distância.. Ao vencer a prova com a marca de 7.72, Thiago quebrou também os recordes brasileiro e sul-americano da prova, que era dele mesmo, com a marca de 7.68, alcançada no dia 17 de fevereiro deste ano, em Americana.
Nos 110m c/barreira, Thiago Jacinto ficou na quarta colocação, mas sua marca de 13.41 é novo recorde brasileiro e sul-americano de menores na prova. Os recordes anteriores eram de mesmo e haviam sido conquistados durante o Sul-Americano da categoria disputado em Londrina, com a marca de 13.65 conseguida durante o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Menores, disputado mês passado, em Londrina/PR. Nesta competição, por sinal, Thiago ganhou três medalhas de ouro e uma de prata. Venceu as provas de 110 c/barreiras, com a marca de 13.65, venceu também o Salto em Distância, com 7.34, e o Salto Triplo, com 15.62. No revezamento 4x400, sua equipe ficou em segundo lugar, com 2.01.30.