Rio - O Troféu Brasil Caixa de Atletismo chega a sua 20ª edição e aos 57 anos de existência esbanjando vitalidade. Encerradas as inscrições para a competição que acontecerá na próxima semana, no Estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã, a secretaria geral da Confederação Brasileira de Atletismo informa que o evento contará com a presença de 578 atletas (343 homens e 235 mulheres), representando 72 clubes e 16 estados, além do Distrito Federal.
O Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, é a equipe com o maior número de inscritos. Ao todo, o clube carioca entrará na disputa pelo título com 79 atletas (38 no masculino e 41 no feminino). Mas os vascaínos encontrarão dificuldades para superar a Funilense/São Caetano, heptacampeã brasileira e que briga pelo inédito oitavo título consecutivo. Para conseguir seu objetivo, a equipe paulista terá 68 competidores (35 homens e 33 mulheres). O Flamengo (RJ) é o terceiro clube com mais atletas: 24 homens, 24 mulheres e total de 48.
O XX Troféu Brasil Caixa de Atletismo tem importância em dobro este ano. Além da briga pelo título individual e de clubes, a competição representa a última oportunidade de classificação para o Campeonato Mundial de Edmonton, em agosto, no Canadá. Até o momento, 13 atletas estão qualificados para o Mundial, mas esse número deve aumentar. Três dos medalhistas de prata em Sydney ainda buscam o índice: Vicente Lenilson de Lima (Vasco da Gama), Raphael Raymundo de Oliveira (Funilense/São Caetano), e Edson Luciano Ribeiro (Ulbra/Presidente Prudente), todos nos 100 e 200m.