CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Gregos garantem ter aprendido com organização australiana
Terça-feira, 03 Outubro de 2000, 01h01

Sydney - Se chegou a hora de a bandeira olímpica finalmente voltar para Atenas, na Grécia, onde foram realizados os primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896, a expectativa de reviver a história está ofuscada pela ameaça de caos em termos de organização. Em novembro, o Comitê Olímpico Internacional (COI) fará uma revisão no cronograma dos preparativos dos Jogos, que sofre um perigoso atraso.

A presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Gianna Angelopoulos-Daskalaki, esteve em Sydney acompanhando a Olimpíada australiana e disse que aprendeu uma grande lição.

"Esses Jogos realmente nos inspiraram", disse a presidente do Comitê de Atenas. "Fizemos um questionário completo com o COI e o comitê organizador (Socog) da Austrália e também tivemos cerca de 130 observadores em Sydney", afirmou Gianna.

Disse que os gregos observaram, desde o ano passado, cada detalhe de cada uma das operações de uma Olimpíada: da segurança à tecnologia, do transporte aos locais de competição e à Vila Olímpica.

Gianna acredita, ainda, que a atuação dos voluntários, sempre dispostos a ajudar e que não desistiram dos Jogos no meio do caminho, foi fundamental para a organização em Sydney. Ela afirma que Atenas não terá problema nesse aspecto aspecto. Diz isso baseada no fato de que o "espírito olímpico faz parte da cultura da cidade" e acha que a Olimpíada poderá recrutar para treinamento as 47 mil pessoas necessárias.

O COI admite que Atenas está atrasada com o cronograma de obras de uma forma perigosa, mas o próprio diretor internacional do comitê, Jacques Rogge, aponta algumas que já estão em andamento na cidade grega. Disse que 80% do Estádio Olímpico, que terá 85 mil lugares, está pronto. Afirmou que um sistema de trem, com capacidade para transportar 400 mil passageiros por dia, já está 40% pronto. Um novo aeroporto e um anel viário têm um cronograma de obras para ser concluído em março.

Na cerimônia de encerramento dos Jogos de Sydney, o prefeito de Atenas, Dimitris Avramopoylos, admitiu dificuldades "para superar as tarefas", mas prometeu que a cidade estará empenhada em fazer um grande evento. Mas ainda falta construir 12 de competição, além da Vila Olímpica, a maior preocupação do COI. Atenas ainda é notória por ter um sistema ruim de comunicação.



O Estado de S. Paulo

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Organização
03/10 - 00:53
Australianos querem manter campanha em Atenas-2004
02/10 - 15:56
Autoridades "proíbem" despedida no aeroporto de Sydney
02/10 - 12:15
Comitês abrem o cofre para pagar medalhistas
02/10 - 11:31
Sydney volta à realidade após Olimpíada



Veja lista completa