CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Caso põe atletismo dos EUA sob suspeita de doping
Quarta-feira, 27 Setembro de 2000, 19h07

Sydney - A equipe norte-americana de atletismo está sob suspeita na Olimpíada de Sydney. O anúncio do resultado positivo de doping do campeão mundial do arremesso do peso C.J. Hunter, marido da velocista Marion Jones, deflagrou uma crise no esporte, com denúncias de cumplicidade da federação da modalidade dos Estados Unidos e cobranças de explicações por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do departamento antidrogas da Casa Branca.

De acordo com dirigentes do COI, 15 atletas norte-americanos tiveram resultados positivos em exames antidoping nos últimos 18 meses e até agora não foram punidos. Dos 15 flagrados, 10 estariam competindo em Sydney. A informação saiu da Austrália e repercutiu em Washington. O general Barry McCaffrey, responsável pela questão do uso de drogas no esporte na Casa Branca, mandou um fax para o principal executivo da federação de atletismo dos Estados Unidos, Craig Masback, exigindo a divulgação de todos os nomes. Masbasck rejeitou nesta quarta-feira o pedido.

O dirigente divulgou um documento em que diz que a lei norte-americana e as regras do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) exigem que os atletas sejam tratados como inocentes até que a culpa seja provada. Masback garante que a maioria dos casos pendentes envolve substâncias ingeridas por atletas com problemas médicos, especialmente asma.

Na nota, o executivo diz que a tendência da maioria dos processos em andamento é terminar apenas em advertência. Ele admite que há casos mais graves, que ainda serão julgados, mas que a solução depende de análises laboratoriais do COI, do USOC e da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). O texto assegura, porém, que nenhum atleta será suspenso ou execrado publicamente antes que sejam feitas as contraprovas necessárias.

O comportamento da federação norte-americana tem irritado os integrantes das comissões médicas da IAAF e do COI, que não aceitam a participação de atletas sob suspeita em competições oficiais. Para o médico brasileiro Eduardo De Rose, que faz parte das duas comissões, o tratamento não é igual nos outros países, que seguem a orientação da IAAF.

"O Sanderlei (o corredor brasileiro Sanderlei Parrela) ficou suspenso preventivamente enquanto recorreu da decisão", lembra o médico. "Só pôde voltar a competir depois da conclusão do processo", prossegue. "Esta diferença de tratamento não é justa."

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Atletismo
27/09 - 13:37
Maurren será submetida a exames
27/09 - 11:25
Ex-dopadas conquistam dois ouros no atletismo
27/09 - 11:21
Marlene Ottey sai das pistas para as passarelas
27/09 - 10:27
Sergei Bubka fica fora das finais do salto com vara



Veja lista completa
Doping
27/09 - 11:25
Ex-dopadas conquistam dois ouros no atletismo
27/09 - 05:14
Marcado para quinta julgamento de ginasta romena
27/09 - 03:44
Cartolas do EUA se negam a revelar casos de doping
27/09 - 03:11
Médico do COI diz que atleta dopado deu desculpa barata



Veja lista completa