CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Cartolas do EUA se negam a revelar casos de doping
Quarta-feira, 27 Setembro de 2000, 03h44

Sydney - O executivo-chefe da USA Track and Field (federação que controla o atletismo nos Estados Unidos), Craig Masback, rejeitou na quarta-feira o pedido feito pela Casa Branca pela liberação dos nomes de todos os atletas do país envolvidos em casos positivos de doping.

Em carta enviada à entidade esportiva, o general Barry McCaffrey, responsável da Casa Branca pela questão das drogas, pediu para Masback ``tornar público imediatamente o conteúdo dos resultados dos testes em questão''. Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), os Estados Unidos estão encobrindo estes resultados. A questão veio à tona com a revelação de que C.J. Hunter, campeão mundial do arremesso de peso e marido de Marion Jontes, foi pego em testes pelo uso de nandrolona, um esteróide anabolizante proibido.

Em sua resposta, Masback disse que a lei norte-americana e as regras do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) requerem que os atletas sejam tratados como inocentes até que o contrário seja provado. Masback disse que a maioria dos casos envolve substâncias ingeridas por atletas com problemas médicos, como asma.

No texto, Masback disse que por isso a maioria dos casos resultaria apenas em advertências aos atletas. A carta diz ainda que os outros casos serão julgados, mas que dependem de documentos e análises laboratoriais do COI, do USOC e da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf).

Masback disse aos repórteres não saber quantos casos estão pendentes e que não há encobrimento. Afirmou também que nenhum atleta será suspenso e execrado publicamente antes que sejam feitas contraprovas.

Reuters

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

Doping
27/09 - 03:11
Médico do COI diz que atleta dopado deu desculpa barata
27/09 - 01:53
Médico romeno é suspenso até 2004
27/09 - 00:18
Romênia teria devolvido medalhas de Raducan em protesto
26/09 - 22:48
Romena vai à Justiça para recuperar medalha



Veja lista completa
SYDNEY: Organização
27/09 - 01:12
Bombardeiro vai fazer parte de show de encerramento
26/09 - 05:09
Samaranch diz que mudou o esporte internacional
26/09 - 03:21
Site oficial dos Jogos atrai bilhões de acessos
25/09 - 22:45
Polícia solta atleta de Uganda acusado de estupro



Veja lista completa