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E-commerces faturam R$ 238 milhões nas vésperas da Black Friday

O resultado positivo das vendas de outubro são um reflexo da preparação dos lojistas para a data, principalmente para as PMES regionais

10 nov 2022 - 22h22
(atualizado em 13/11/2022 às 05h00)
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O faturamento de pequenos e médios e-commerces alcançou R$ 238 milhões no mês de outubro, o equivalente a 22% em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que demonstra um levantamento da Nuvemshop, plataforma de comércio eletrônico, que possui 100 mil lojas cadastradas.

Segundo os dados da plataforma, cerca de 4,1 milhões de produtos foram vendidos, com o ticket médio chegando a R$ 253,14. Para Luiz Natal, gerente de E-commerce e Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop, o resultado positivo das vendas de outubro são um reflexo da preparação dos lojistas para a Black Friday, principalmente para as PMES regionais.

"A fim de não concorrer com os grandes varejistas é estratégico e, inclusive recomendado, que os pequenos e médios façam um aquecimento pré-Black Friday", afirma. Conforme demonstra a pesquisa "Aquecimento Black Friday", realizada pela plataforma, muitos lojistas adiantaram as ações promocionais em outubro, enquanto 18% programaram descontos para o mês de novembro.

Foto: Pexels/RODNAE Productions / Canaltech

Tendências de consumo para a Black Friday 2022

A análise ainda apresenta um ranking dos estados brasileiros que mais faturaram no país, confira:

  • São Paulo — R$ 116,5 milhões;
  • Minas Gerais — R$ 25,2 milhões;
  • Rio de Janeiro — R$ 17,2 milhões.

O levantamento da Nuvemshop ainda ressalta o crescimento percentual de faturamento acima da média nacional em Goiás (68%) e Santa Catarina (37%).

Dentre os métodos de pagamento mais escolhidos pelos consumidores, o cartão de crédito continua em primeiro, representando 52% dos pedidos. Vale destacar, porém, o crescimento de 225% na participação do PIX. Em outubro de 2021, o método de pagamento instantâneo correspondia a apenas 8% das operações, subindo para 26% em 2022.

No e-commerce, o segmento da Moda lidera as vendas do mês, chegando a R$ 89,2 milhões em vendas. Em seguida, está o setor de Saúde e Beleza, com R$ 18,6 milhões, e Acessórios com R$ 17,5 milhões. A pesquisa levou em conta as vendas realizadas no mês de outubro de 2021 e 2022, considerando a base de mais de 100 mil lojistas da Nuvemshop.

Canaltech
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