PUBLICIDADE

Brasil na cabeça: Barbeiros lançam cortes especiais da Copa

Penteados, um tanto ousados, resgatam o verde e o amarelo da bandeira do Brasil

24 nov 2022 - 14h53
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: @wesleyfern4ndes

Que a Copa do Mundo do Catar não sai da cabeça dos brasileiros, isso é certeza. A competição começou oficialmente no último domingo (20). E é nesse clima que barbeiros do Rio de Janeiro e São Paulo estão inovando na hora de dar aquele talento no cabelo da molecada na periferia.

O Visão do Corre conversou com dois barbeiros, artistas que criaram alguns penteados um tanto ousados, que resgatam as cores da bandeira do Brasil, e que estão chamando a atenção nas redes sociais.

Washington Rodrigo, morador de Resende, no Rio de Janeiro, foi um dos primeiros do ramo a inovar. Segundo o barbeiro de 24 anos, a ideia foi toda dele. Antes mesmo do início da Copa, Washington decidiu criar algo diferente para homenagear a competição e encontrou um cliente que aceitou cravar o penteado.

"Queria fazer algo que ninguém tinha feito ainda. Vinha planejando isso há uns 3 meses, fiquei quietinho, não contei para ninguém, só esperei a compra do material chegar e arrumei um cliente que aceitou fazer esse trampo comigo", explicou o barbeiro.

Ele conta ainda que deixou claro que, na hora de fazer o penteado, não contou ao rapaz como ficaria: "Só falei que seria uma bandeira do Brasil. Ele topou a ideia e a gente fez". A produção do corte não foi difícil para o profissional, que já atua na área há 6 anos. Primeiro, ele fez o desenho da bandeira em um papel, recortou e o posicionou na cabeça do cliente, da forma que queria que ficasse. Depois, foi só colorir parte por parte.

As imagens logo viralizaram nas redes sociais do barbeiro. Ele, que já vem postando vídeos há um tempo em seu perfil do Instagram e TikTok, ficou surpreso com a repercussão da ideia, que já atingiu mais de 5 milhões de visualizações.

“Não esperava essa repercussão. É gratificante ter o serviço repercutido dessa forma. Agora é agradecer a Deus por tudo que vem acontecendo e lançar mais serviço. Tem muita gente de longe querendo fazer [o penteado], mandando direct no meu Instagram", afirmou.

Amor e progresso

Na mesma sintonia, resgatando o verde-amarelo, o barbeiro Wesley Fernandes, 26, resolveu colocar no lugar de "ordem e progresso", "amor e progresso". Nas fotos feitas pelo fotógrafo Jeff (@caodenado), os modelos aparecem em super produções de moda: os cabelos com o desenho da bandeira estilizada, as camisas da Seleção Brasileira de Futebol e muitas correntes douradas. Seguem o estilo das "quebradas" que ficou conhecido como "chavoso".

Wesley, barbeiro há 10 anos, conta Ao Visão do Corre que se inspirou no cantor Emicida para elaborar o corte. "A inspiração desse corte foi ouvindo PodPah podcast com o Emicida. Ele falou sobre a bandeira, sobre a importância de a gente colocar o amor na bandeira. Isso mexeu comigo. Pensei: Preciso fazer um trampo desse!", relata.

Wesley começou a planejar esse corte desde 2021, quando desenhou em papel a sua ideia. Tentou realizar o corte em outros momentos, mas calhou de dar certo justamente agora, na época da Copa do Mundo. "Este ano falei: vai ser agora ou não vai ser nunca. Foi o momento certo, em que a população vive a Copa do Mundo", diz. 

Para ele, o amor vem em primeiro lugar. "Eu não envolvi o meu trabalho no meio da política, tá ligado? Tipo foi uma questão humana mesmo, tipo nossa sem envolver a política. A política que gerou essa guerra entre as pessoas, esse momento que a gente está vivendo, de muita briga, muito ódio por pessoas que vão ganhar e vão podem mudar o Brasil".

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade