PUBLICIDADE

Agente funerário de SP vira influencer e fala sobre morte com humor e leveza

De Suzano, na Grande São Paulo, Lucas Santana compartilha sua rotina profissional e leva informação para mais de 200 mil seguidores

10 nov 2023 - 16h23
(atualizado às 16h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Agente Funerário Lucas Santana encontrou uma forma de criar um conteúdo suave sobre a profissão
Agente Funerário Lucas Santana encontrou uma forma de criar um conteúdo suave sobre a profissão
Foto: Reprodução: Instagram/santdub

Cria de Suzano, cidade na Grande São Paulo, Lucas Santana, 23, é agente funerário da Anjos Assistência há três anos. Na rotina de transportar o corpo, acolher familiares de uma pessoa falecida e auxiliar em serviços como registros de óbitos, Lucas encontrou uma forma de criar um conteúdo inovador na internet, abordando o tema da morte com leveza. 

Em reportagem da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Lucas compartilhou que quer mostrar a normalidade do processo da morte, um assunto que deve ser discutido. Em perfis cheios de humor e informação, ele tem uma base de 255 mil seguidores no TikTok, além dos 73 mil seguidores no Instagram.

A ideia de seguir essa profissão surgiu quando ainda era criança, aos 12 anos, quando seu pai faleceu. Já adulto e ainda interessado na área, Lucas enviou diversos currículos, sendo recusado por falta de experiência. Logo depois conseguiu alcançar o seu objetivo.

Respeitando a privacidade dos falecidos e familiares, o agente funerário adota precauções para não mostrar nomes ou imagens nos conteúdos que publica. Seu foco principal é oferecer uma melhor compreensão ao público sobre o trabalho que exerce, incluindo curiosidades e ressaltando a relevância da profissão.

Em vídeo postado em agosto de 2023, que acumula 3,8 milhões de visualizações, o influencer comenta que um agente funerário deve ser imparcial, não deve julgar o que a pessoa fez ou foi em vida, já que o seu trabalho é voltado para a família.

“Você vai preparar todo aquele corpo para cerimônia de velório pra família se despedir e ter o último momento com aquele ente querido”, explica, em vídeo.

@santdub As escohas da vida definem o que vai ser do seu futuro . . . . . . . . . . . #funeral #funereria #santdub #funeraria #caixao #agentefunerario #velorio #ferrazdevasconcelos #lucassant #cemiterio #agentefunerario #saopaulo #jovem #juventude #ilusao #vida #amizadeserradas ♬ Ilusão (Cracolândia) - MC Hariel & Alok & Djay W

Com o sucesso das páginas, Lucas conta com a ajuda do irmão para responder e interagir com os seguidores. Ele aconselha os interessados em ingressar no ramo e, segundo disse à Agência Mural, planeja criar cursos para quem já atua na profissão.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade