PUBLICIDADE

Xô, pulgas e carrapatos! Saiba como proteger seus pets no verão

Pulgas e carrapatos podem ser bastante prejudiciais para os pets; confira dicas para prevenir e tratar o problema

14 jan 2024 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Pulgas e carrapatos são problemas muito comuns na vida dos pets, especialmente no verão. Isso porque, com a umidade e a temperatura alta, eles se proliferam com uma maior facilidade pelos ambientes.

Ainda que comum, esses ectoparasitas causam doenças de variadas gravidades. "Além de causarem alergia em animais, eles podem transmitir doenças graves, como a Erliquiose, que é transmitida pelos carrapatos em cães", explica a médica-veterinária Dra. Aline Ambrogi Franco Prado.

Agora como controlar essa ameaça aos nossos amigos de quatro patas? Segundo a especialista, a melhor estratégia é a prevenção. Para isso, separamos algumas orientações da Dra. Aline, que também é docente do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK, para proteger os pets das pulgas e carrapatos. Confira:

  • Manter o local onde o bichinho fica limpo, incluindo casinha, caminha, cobertores e a grama sempre aparada
  • Usar produtos no ambiente que impeçam a aparição de pulgas e carrapatos
  • Usar produtos específicos, de maneira contínua, como comprimidos, coleiras e pipetas, nos animais para evitar a infestação

Mas atenção! É preciso tomar cuidado com os produtos usados no ambiente, para que eles não causem intoxicações nos pets. Por isso, o ideal é buscar a ajuda de um médico-veterinário antes, para entender a opção mais segura. Um especialista também deve ser consultado antes de começar a dar qualquer remédio para o seu pet na intenção de prevenir pulgas e carrapatos. Além disso, é necessário sempre ficar de olho na pelagem do pet.

Se mesmo com os cuidados, seu pet continue infestado por pulgas e carrapatos, leve seu pet a um médico-veterinário para que ele use a medicação adequada.

Existem produtos que podem ajudar a prevenir que pulgas e carrapatos infestem os pets –
Existem produtos que podem ajudar a prevenir que pulgas e carrapatos infestem os pets –
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Não são apenas os cães!

De acordo com a Dra. Aline, muitas pessoas se assustam ao descobrir isso, mas gatos também podem ser infestados por carrapatos e pulgas. Nesse sentido, os cuidados com esses pets são tão importantes quanto os com cães. Principalmente no caso de gatinhos que têm mais acesso à rua. Além de cães e gatos, outros animais também podem ser infestados por carrapatos, como os anfíbios e répteis.

Outros perigos do verão

Vale lembrar que as pulgas e carrapatos não são as únicas ameaças que o calor traz para os pets. Afinal no verão há uma predominância de doenças transmitidas por vetores, como é o caso da Leishmaniose.

"A Leishmaniose é uma doença grave transmitida aos animais por meio da picada do mosquito palha infectado. Os animais podem apresentar apatia, emagrecimento, problemas de pele e nas unhas. Além do risco de levar o animal a óbito, trata-se também de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos seres humanos", diz a médica-veterinária.

Portanto, a prevenção e os cuidados com essas doenças típicas do verão também são necessários para manter a saúde e o bem-estar dos nossos pets.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade