PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

Por que os pés e as mãos incham no calor?

Altas temperaturas prejudicam circulação sanguínea; veja como diminuir inchaço

14 nov 2023 - 15h17
Compartilhar
Exibir comentários

As temperaturas dispararam na última semana com a chegada de uma nova onda de calor nas regiões Sudeste e Centro Oeste do Brasil. No Rio de Janeiro e em São Paulo, os termômetros chegaram a registrar mais de 40 graus e isso trouxe consequências para a saúde dos moradores destas áreas.

Quantos litros de água você deve beber por dia? Quantos litros de água você deve beber por dia?

Uma das principais reclamações é o inchaço corporal, principalmente na região das mãos e dos pés. Gustavo Franklin, cirurgião vascular e endovascular, explica os motivos pelos quais isso acontece. A primeira causa é a vasodilatação do corpo.

"Quando o corpo está exposto a temperaturas mais altas, ocorre uma dilatação dos vasos sanguíneos na tentativa de dissipar o calor. Isso pode causar acúmulo de líquidos nas extremidades, resultando em inchaço", pontua.

A retenção de líquidos é outra explicação para o inchaço. Isso ocorre porque o organismo precisa preservar sua hidratação durante o suor e a transpiração excessiva. Fora isso, durante períodos de calor, é comum o relaxamento dos vasos sanguíneos nas extremidades, em resposta à vasodilatação.

"Assim, o sangue tende a se acumular nessas regiões, especialmente nas partes inferiores do corpo, devido à ação da gravidade. Isso pode resultar em inchaço nas mãos e pés", esclarece o médico, que alerta que a exposição excessiva ao sol também pode levar ao inchaço.

Como prevenir

Para evitar o inchaço é essencial manter o organismo hidratado
Para evitar o inchaço é essencial manter o organismo hidratado
Foto: Toa55

Para evitar o inchaço é essencial manter o organismo hidratado, pois o inchaço pode causar efeitos negativos na saúde. Comer frutas, beber sucos, tomar vitaminas, chás e outras fontes de hidratação é ainda mais importante durante o verão.

"Como no calor a tendência do corpo é reter líquido para manter o equilíbrio térmico, quanto mais hidratado você estiver, menos líquido vai ficar retido no seu corpo, pois você estará fornecendo o líquido necessário para que a regulação térmica seja feita, evitando o acúmulo de líquido nas extremidades", explica o médico.

Além disso, especialistas recomendam a diminuição no consumo de alimentos com sódio, pois eles acentuam a retenção de líquido. Por outro lado, itens com potássio (banana, por exemplo) são ótimos aliados no combate do inchaço.

Praticar atividades físicas é outra maneira de prevenir o inchaço. Já o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo e o consumo de alguns medicamentos podem piorar o inchaço – evite. O doutor Gustavo Franklin outra dica adiciona: "Evitar longos períodos de pé ou sentado, porque quando você fica muito tempo em pé ou sentado, você está sobrecarregando ainda o sistema de drenagem, piorando o inchaço".

Ainda que a sensação não seja agradável, este é um mecanismo normal de autorregulação do corpo e, por isso, não deve ser motivo de maiores preocupações. Porém, quando o inchaço vier acompanhado de vermelhidão ou outra característica atípica, um médico deve ser procurado.

Onda de calor: veja dicas para dormir com conforto em dias de temperatura alta Onda de calor: veja dicas para dormir com conforto em dias de temperatura alta

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade