PUBLICIDADE

Patas dos pets merecem cuidado redobrado no verão; veja quais

No verão, as patas dos pets podem acabar queimando durante passeios na rua; entenda os cuidados que devem ser tomados

13 jan 2024 - 20h00
Compartilhar
Exibir comentários

Passear com os pets com frequência é muito importante e divertido. Porém, no verão, todo cuidado é pouco: é preciso proteger as patas dos pets. Afinal, diferente de nós humanos, eles não usam sapatos para evitar a quentura do chão.

Segundo a médica-veterinária Dra. Aline Machado De Zoppa, as "almofadinhas" nas patas dos pets, chamadas de coxins, possuem uma estrutura diferenciada da pele do restante do corpo, permitindo que possam pisar e apoiar o peso do animal sem dor ou qualquer prejuízo aos mesmos.

As “almofadinhas” das patas dos pets são bem sensíveis ao calor –
As “almofadinhas” das patas dos pets são bem sensíveis ao calor –
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Por sua vez, elas também são muito sensíveis ao calor. "O ideal é evitar os horários de sol ao extremo para caminhadas em superfícies como asfalto, que pode chegar a quase 100 graus, e optar por solos mais protegidos ou em áreas com grama, por exemplo", orienta a profissional. Nesse sentido, os melhores horários para passear com os pets e fugir dos picos de calor são das 6 às 10h e a partir das 16h.

Além disso, existem estabelecimentos que comercializam sapatinhos para as patas e que podem ser utilizados como proteção. Caso o seu pet se adapte a esse adereço, essa também é uma boa opção. Só não se esqueça de higienizar bem.

E se a pata do pet queimar?

Quando ocorre uma queimadura nas patas dos pets, é fundamental buscar auxílio com um médico-veterinário de confiança imediatamente. Segundo a especialista, podem ser necessários procedimentos que vão desde a aplicação de cremes para recuperar a região até outros tratamentos que envolvam analgésicos e antibióticos. "Em casos mais graves, pode ser necessária a internação do paciente para cuidar das feridas que se formam e preservar os membros", complementa.

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade