vc repórter: pico da Ibituruna é atração em Governador Valadares
Considerado o principal ponto turístico de Governador Valadares (MG), o pico da Ibituruna oferece uma linda vista aos turistas que visitam a cidade, localizada a cerca de 315 km da capital Belo Horizonte. Com uma altitude de 1.123 metros de altitude acima do nível do mar, o pico proporciona momentos de rara beleza, como a apreciação de um lindo pôr do sol.
» Siga o vc repórter no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
A majestosa pedra negra, que em tupi-guarani significa ibituruna, pode ser avistada de longe. As formações rochosas em formato pontiagudo se formaram no período pré-cambriano, em razão do resfriamento de vulcões. Como parte da paisagem, destacam-se ainda as águas do rio Doce, que corta o município.
O local também é bastante procurado pelos praticantes de esportes radicais, como o voo livre, atraindo esportistas de todo o mundo. O pico possui duas rampas naturais e duas rampas de madeira para as decolagens. As condições climáticas da região proporcionam ainda a prática de rapel e escalada.
Uma imagem de Nossa Senhora das Graças feita de concreto, com 24 metros de altura e pesando 42 toneladas, também é atração no alto do pico. O monumento, tombado pelo patrimônio histórico em julho de 2001, é um símbolo de fé da população do valadarense. Com iluminação instalada em 2001, a imagem pode ser avistada a quilômetros de distância.
O pico do Ibituruna está localizado a 11 km do centro de Governador Valadares e pode ser acessado pela BR-116.
O internauta Leandro Heringer, de Belo Horizonte (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.