PUBLICIDADE

Tour virtual da Fundação Louis Vuitton permite interação com guia

Visita online ao museu de artes vinculado à famosa grife acontece ao vivo e em tempo real. Próxima data é em 22 de junho

19 jun 2024 - 18h06
Compartilhar
Exibir comentários

A pandemia ajudou a popularizar os tours virtuais, acelerando a criação de sites específicos para conhecer museus e outros pontos turísticos do mundo pela internet. Mas, ainda hoje, a maioria dessas funcionalidades é relativamente estática: uma sucessão de fotos e textos ou áudios sobre o que está se vendo. Bem diferente é tour online e em tempo real promovido pela Fundação Louis Vuitton, em Paris, que acontece uma vez por mês e cuja próxima edição acontecerá neste sábado (22) às 11h no horário da França (6h no horário de Brasília).

Tour virtual em tempo real custa 6 euros e inclui "visita" ao prédio e a duas exposições temporárias
Tour virtual em tempo real custa 6 euros e inclui "visita" ao prédio e a duas exposições temporárias
Foto: Gerda Arendt/Wikimedia Commons / Viagem e Turismo

Como o nome indica, os "Remote Live Tours" da Fundação Louis Vuitton acontecem em tempo real, com a curadoria de um guia cultural que explica, apenas em francês, o que os visitantes estão vendo e responde às dúvidas conforme elas aparecem.

Também é possível interagir, diretamente do seu computador ou tablet, com os outros visitantes que estão fazendo a visita naquela sessão. A ideia é que cada tour seja uma experiência única e personalizada, mesmo sem sair de casa.

O que ver nos tours

Segundo os organizadores, o tour oferece uma visita imersiva para diferentes perfis de público, desde aqueles que buscam mais informações sobre a Fundação Louis Vuitton e sua história, até quem pretende conhecer o local pessoalmente, mas quer ter uma ideia mais clara do que encontrará no espaço sediado em Paris.

Os bilhetes dão acesso a uma visita virtual pelo prédio inteiro, com duas exposições em destaque para o passeio guiado. A primeira é "Ellsworth Kelly. Shapes and Colors, 1949-2015", um mergulho abrangente na obra do artista norte-americano conhecido por seu trabalho minimalista com valorização de formas simples. Ao todo, mais de 100 trabalhos de Kelly podem ser vistos, entre pinturas, esculturas colagens, fotografias e desenhos.

A outra exposição em destaque é "Matisse: The Red Studio", organizada em colaboração com o Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York. Com o mesmo nome da obra de 1911 exposta no museu nova-iorquino, esse lado da visita conta a história por trás da famosa pintura de Henri Matisse e explicações sobre os elementos que aparecem nela - o trabalho retrata o estúdio do artista francês falecido em 1954, no qual aparecem pinturas, esculturas e outros objetos que podem hoje ser vistos na exposição.

A Fundação Louis Vuitton

Criada em 2014, a Fundação Louis Vuitton é um centro cultural e museu de artes localizado na capital da França, vinculado ao conglomerado LVMH - especializado em produtos de luxo como a champagne Moët & Chandon, o conhaque Hennessy, a rede de hotéis Belmond e a própria grife Louis Vuitton. No espaço físico, aparecem obras do acervo da LVMH e seu CEO em exposição permanente, além de outras exibições temporárias sazonais.

Serviço

O quê: tour remoto ao vivo da Fundação Louis Vuitton (em francês)

Quando: uma vez por mês, às 11h da manhã (horário da França), com duração aproximada de 1 hora. As próximas datas já definidas são 22 de junho, 20 de julho e 24 de agosto (todos sábados).

Quanto: 6 euros (cerca de R$ 35). O valor permite ver as duas exposições em destaque e dá "acesso" ao prédio inteiro. Compras online neste link. Também é possível reservar tours para grupos fechados em datas alternativas, mas neste caso é preciso escrever para visitelive@fondationlouisvuitton.com.

Onde: em plataforma virtual própria para o tour. Mais informações no site oficial da Fundação.

Atenção! O tour é feito em francês e não pode ser acessado por celular. A recomendação é que se use computador, laptop ou um tablet de fabricação recente.

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade