PUBLICIDADE

República Tcheca ou Tchéquia? Entenda a mudança de nome do país

Participação do time na Eurocopa voltou a chamar atenção para as diferentes nomenclaturas

22 jun 2024 - 10h30
Compartilhar
Exibir comentários

Não é a primeira vez que um país muda de nome. Aconteceu, por exemplo, com a Tailândia (antes conhecida como Sião), com o Irã (antiga Pérsia) e com o Zimbábue (antiga Rodésia). A mudança pode estar relacionada à tentativa de abandonar um passado colonial, ser mais preciso geograficamente - ou apenas simplificar as coisas. A República Tcheca, que deseja ser chamada apenas de Tchéquia, se enquadra nessa terceira opção.

Panorama do centro histórico de Praga, a capital da Tchéquia
Panorama do centro histórico de Praga, a capital da Tchéquia
Foto: Ouael Ben Salah/Unsplash / Viagem e Turismo

A troca de nome não é novidade. Depois de vinte anos de deliberação, o governo tcheco emitiu uma nota em 1º de julho de 2016 recomendando o uso do nome Tchéquia e, desde então, a mudança vem acontecendo de forma gradual. Mas o assunto voltou a chamar atenção recentemente, principalmente por causa do Campeonato Europeu de Futebol 2024, vulgo Eurocopa: o time do país está listado como Tchéquia na FIFA e na UEFA e a imprensa esportiva vem respeitando essa nomenclatura.

O nome República Tcheca continua existindo e sendo correto, mas só deve ser utilizado em documentos oficiais do governo. Já  Tchéquia é o nome mais curto, que também pode ser usado oficialmente e deve ficar na boca do povo. Da mesma forma que todo mundo usa apenas para Brasil para se referir à República Federativa do Brasil ou França para se referir à República Francesa.

O país da Europa Central, cuja capital é Praga, costumava fazer parte do Reino da Boêmia, do Império Austro-Húngaro e, posteriormente, da República da Tchecoslováquia. Com a queda do regime comunista em 1993, o território se dividiu pacificamente entre a Eslováquia e a República Tcheca - agora, Tchéquia.

Veja as melhores opções de voos para Praga

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade