PUBLICIDADE

Reduto do surfe, Saquarema é opção para viagem no verão

16 jan 2014 07h21
| atualizado em 26/2/2014 às 11h58
ver comentários
Publicidade

Considerada a capital brasileira do surfe, a cidade de Saquarema, localizada no litoral norte do Rio de Janeiro, já faz parte da rota de verão de muitos adeptos do esporte. Com lindíssimas praias, famosas nacional e internacionalmente, o município chama a atenção não só pela beleza natural, mas também pela histórica ligação que tem com a modalidade.

Descoberta por surfistas californianos no fim dos anos 1960, a cidade logo passou a ser point obrigatório para os amantes das ondas vindos de todos os cantos da Cidade Maravilhosa e também de outros estados do Brasil. Mesmo com altos e baixos em relação à popularidade ao longo dos anos, o local nunca deixou de ser frequentado por homens e mulheres que fazem da prática esportiva realizada no mar um verdadeiro estilo de vida.

Por isso, a partir da década de 1970, Saquarema passou a sediar os principais festivais de surfe do País. Atualmente, acontecem por lá campeonatos nacionais e internacionais de destaque, como o Quiksilver Saquarema Prime, competição que atrai grandes nomes do esporte em busca de ondas longas e perfeitas.

As melhores para surfar
Chamada de “Maracanã do Surfe” e até de “Templo Sagrado do Surfe” pelos adeptos do esporte, a Praia de Itaúna é conhecida mundialmente por suas ondas que chegam a até três metros de altura, totalmente favoráveis à realização de manobras radicais. Por essa razão, atrai turistas de todo o mundo ao longo do ano, assim como praticantes de pesca de mergulho e cata de marisco.

Em Saquarema, a turma da prancha também pode aproveitar o mar e a infraestrutura da Praia da Vila, uma das mais frequentadas pelos surfistas devido às boas ondas e agitação dos quiosques, bares e restaurantes. Sua extensão conta com, aproximadamente, 1 km de areias claras e finas e mar de águas limpas, que variam entre as cores verde e azul, de acordo com a luminosidade.

Ao longo da cidade, as praias de Vilatur e Jaconé, conhecida por suas casas de veraneio, quiosques e ondas fortes, também são visitadas pelos surfistas, especialmente em seus trechos mais desertos. 

Fonte: Agência Hélice
Publicidade
Publicidade