PUBLICIDADE

Prefeitura de SP oferece turismo grátis na cidade

Neste episódio da série 'SP fica bem aqui', você conhece o 'Vai de Roteiro', uma maneira diferente de fazer turismo na capital paulista, sem ter que sair da cidade nem [...]

28 nov 2023 - 08h22
(atualizado às 08h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Neste episódio da série 'SP fica bem aqui', você conhece o 'Vai de Roteiro', uma maneira diferente de fazer turismo na capital paulista, sem ter que sair da cidade nem pegar rodovias.

O participante conta com 14 roteiros temáticos, a pé e gratuitos, em locais como o Baixo Augusta, Vila Madalena, Triângulo Histórico, Floresta Cantareira e até uma visita ao estádio do Corinthians, na Zona Leste.

Mas o destaque é a programação no Polo de Ecoturismo de São Paulo, nos distritos de Parelheiros e Marsilac, no extremo sul de São Paulo, com atrativos como turismo rural em sítios produtores de orgânicos, patrimônio histórico e até o primeiro e único parque de aventuras da cidade.

"Parelheiros é um dos maiores bairros aqui de São Paulo e pouca gente conhece. Mas lá tem etnias indígenas, lagoa e cachoeiras. A gente vai conhecer uma parte disso tudo e ter esse envolvimento com a população local que participa do projeto", descreve o editor Jorge Breogan, que esteve na região, em abril deste ano.

VEJA VÍDEO

TURISMO GRÁTIS

A maioria dos roteiros tem duas opções diárias de saída e dura entre 1h30 e 2h. A exceção é o roteiro em Parelheiros, que tem transporte gratuito saindo da estação Vergueiro do Metrô, na centro da cidade, e parada no CIT (Central de Informação Turística), em Parelheiros.

Para participar, é preciso fazer a reserva antecipada na plataforma SYMPLA. No dia da atividade, o participante deve ir até o ponto de encontro determinado, segundo o roteiro, onde será acompanhado por um guia.

Foto: Alécio Cezar / Viagem em Pauta

No caso do Polo de Ecoturismo Parelheiros, por exemplo, o ônibus sai todos os finais de semana, em frente ao Centro Cultural de São Paulo. O passeio começa, pontualmente, às 8h e retorna ao metrô Vergueiro, às 18h, aproximadamente.

Por se tratar de uma extensa área turística da cidade e com diversas opções de atrativos, esse roteiro varia a programação, semanalmente. Vale lembrar também que, apesar do serviço gratuito de transporte e guia, o participante deve arcar com gastos como refeições e ingressos nos atrativos do roteiro.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade