Maior casa do mundo tem 2,8 milhões de m², 4 moradores e locais ainda desconhecidos: "Maior que a vida"
Palácio Lakshmi Vilas, na Índia, é considerado a maior residência do mundo, segundo a revista americana Architectural Digest
O Palácio Lakshmi Vilas, na Índia, é a maior residência do mundo com 2,8 milhões de m², pertence a uma família de quatro pessoas e combina moradia com eventos culturais públicos.
A maior casa do mundo está localizada no país mais populoso do mundo. Com 2,8 milhões de m², o Palácio Lakshmi Vilas, em Vadodara, na Índia, abriga 170 cômodos, jardins, monumentos e campos de golfe. Tudo isso à disposição dos quatro moradores da residência: o marajá Samarjitsinh Gaekwad, a esposa, Radhikaraje, e as duas filhas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Mas, em entrevista à revista americana Architectural Digest, Samarjitsinh garantiu: “O Palácio Lakshmi Vilas pertence, em última análise, ao povo da Índia. Temos a sorte de poder chamá-lo de lar.”
Já Radhikaraje, a mulher, contou que, apesar de morar no local há 23 anos, ainda descobre coisas desconhecidas pelos corredores. “A dimensão do palácio é maior que a vida”, comparou.
O Lakshmi Vilas foi construído em 1878. O projeto é de autoria do arquiteto britânico Major Charles Mant, a mando do marajá Sayajirao Gaekwad III. No entanto, após a morte de Mant, foi finalizado pelo companheiro de profissão, Robert Fellowes Chisholm.
Apesar de privada, a maior casa do mundo é aberta ao público durante festivais, mostras e eventos culturais.
“Seria muito fácil se perder em toda essa grandiosidade, mas nunca perdemos de vista que esta é realmente uma casa de família. Minhas lembranças favoritas aqui giram em torno da criação de nossas filhas”, salientou Radhikaraje.