PUBLICIDADE

Conheça Nazaré, onde ocorreu a maior onda do mundo

A cidade se tornou manchetes pelo mundo inteiro após uma onda de cerca de 30 metros de altura

ver comentários
Publicidade
Andrew Cotton pode ter surfado maior onda de todos os tempos
Andrew Cotton pode ter surfado maior onda de todos os tempos
Foto: AP

Situada no centro-oeste de Portugal, ao norte de Lisboa, a cidade de Nazaré voltou às manchetes do planeta no último domingo (2), quando o encanador Andrew Cotton surfou uma onda de 80 pés (24,3 metros), o que, se confirmado, pode superar a marca do americano Garrett McNamara, obtida em 2011. McNamara surfou uma onda de cerca de 30 metros de altura, mas o feito ainda não ganhou a marca de recorde.

Além de suas ondas gigantes, desafio para os esportistas mais radicais e corajosos, Nazaré esconde um destino agradável e tranquilo para curtir no verão português. Confira suas principais atrações:

Santuário de Nossa Senhora da Nazaré
O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, um dos mais importantes sítios católicos da Europa, nasceu originalmente com a construção da capela conhecida como a Ermida da Memória, em 1182. No século 14, o Rei Fernando I visitou o sítio, e decidiu honrar Nossa Senhora de Nazaré, dando maior importância e dimensão ao local. Hoje, o sítio consiste em três santuários: uma gruta, a Ermida da Memória  e a belíssima Igreja de Nossa Senhora da Nazaré. 

Praia da Nazaré
Situada no coração da cidade, a Praia da Nazaré é uma das mais belas do litoral oeste de Portugal, e uma das mais frequentadas nos dias ensolarados do verão europeu. A praia tem diferentes restaurantes de frutos do mar, e se destaca pela presença de pescadoras com suas tradicionais saias coloridas. O setor norte da praia é famoso por suas ondas gigantes, como a que foi surfada por Garrett Mc Namara recentemente. 

Foto: Amaianos / Divulgação

Pederneira
Vilarejo de pescadores desde o século 12, o bairro da Pederneira é hoje o mais charmoso de Nazaré e encanta os visitantes com suas casinhas brancas e seus monumentos antigos. O Largo da Misericórdia, com uma igreja de 1560 e o prédio dos Antigos Paços do Concelho, com uma linda arquitetura, encontram-se entre as principais atrações.

Elevador de Nazaré
O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e o centro da cidade estão conectados por um meio de transporte diferente e divertido: um funicular inaugurado originalmente em 1889, que se transformou numa das principais atrações locais. De 15 em 15 minutos, o Elevador de Nazaré efetua uma viagem de 318 metros, com 50 metros de túnel, levando os passageiros que pagam € 0,50 pela passagem.

Miradouro do Monte Branco
A beleza de Nazaré pode ser apreciada desde diversos mirantes, conhecidos em Portugal como “miradouros”. Um dos mais tradicionais da cidade é o Miradouro do Monte Branco, situado na área de Jardim de Peralva. Acessível após uma curta trilha, o ponto tem vistas panorâmicas sobre a parte antiga da cidade.

Porto de Pesca
Com sua antiga tradição pesqueira a vila de Nazaré tem em seu Porto de Pesca um dos pontos mais importantes da cidade. Conectado ao oceano Atlântico por um pequeno canal e protegido dos ventos, o porto recebe as pequenas embarcações coloridas que partem todas as manhãs para voltar carregadas de peixes.

Forte de São Miguel Arcanjo
Também conhecido como o Forte da Nazaré, o Forte de São Miguel Arcanjo tem um ponto dominante sobre a Praia da Nazaré. Erguido no século 16 para proteger o povoado, o forte foi completado para atingir sua estrutura atual no século 17, transformando-se num belo cartão-postal do litoral português. 

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Publicidade
Publicidade