PUBLICIDADE

Grátis: Museu da Língua Portuguesa terá cinema ao ar livre

A partir de 25 de abril, Projeto Luz na Tela vai exibir filmes de graça todo mês

22 abr 2024 - 14h28
(atualizado em 23/4/2024 às 11h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Atenção, cinéfilos: o Museu da Língua Portuguesa , em São Paulo , passará a ter cinema ao ar livre. Com entrada gratuita, o projeto Luz na Tela terá sessões uma vez por mês no pátio B do museu, que fica no mesmo edifício da Estação da Luz. Para participar, não é preciso retirar ingresso, é só chegar!

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil / Viagem e Turismo

O primeiro filme será exibido na quinta-feira do dia 25 de abril, às 19h30, com distribuição de pipoca e água. O longa escolhido para a sessão inaugural foi Luzes na Cidade, em homenagem aos 135 anos de Charles Chaplin. O clássico lançado em 1931 acompanha um desajustado que finge ser milionário para conquistar uma florista cega. 

As próximas sessões do projeto devem seguir uma proposta diferente. Isso porque a nova empreitada do Museu da Língua Portuguesa é uma parceria com o Museu Soberano , inaugurado em março na Rua do Triunfo, que tem exposições sobre a "Boca do Lixo".

Dessa forma, o objetivo do Luz na Tela é valorizar a produção independente de Ozualdo Candeias, José Mojica Marins, Rogério Sganzerla e outros cineastas independentes que produziram filmes e se destacaram entre 1960 e 1980.

A programação do Luz na Tela será divulgada no site do Museu da Língua Portuguesa e nas redes sociais da instituição: Instagram,  Facebook e Twitter.

Boca do Lixo

"Boca do Lixo" é como ficou conhecido o antigo polo cinematográfico entre os bairros da Luz, Santa Ifigênia e Campos Elíseos, no Centro de São Paulo. Para facilitar o transporte dos filmes no começo do século 20, produtoras internacionais de cinema se instalaram na região, próxima de ferrovias e rodovias. A região se tornou um centro de produções de baixo orçamento e muita liberdade criativa. Era no Bar Soberano que os artistas se encontravam para decidir como os filmes seriam feitos.

Serviço

Quando? A primeira sessão será no dia 25 de abril. A cerimônia de abertura começa às 18h30 e o filme, às 19h30. As próximas sessões serão divulgadas no site e nas redes sociais do Museu da Língua Portuguesa.

Quanto? Entrada gratuita. Não é preciso retirar ingressos.

Onde? Pátio B do Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz, s/nº - Portão 1, São Paulo. O museu está no edifício da Estação da Luz, que atende as estações 1-Azul e 4-Amarela do metrô e 7-Rubi e 11-Coral da CPTM. 

Conheça as exposições permanentes do Museu da Língua Portuguesa

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade