PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Festivais de música no Brasil e no mundo que valem a viagem

Um calendário de tradicionais eventos de pop, rock, jazz, eletrônica e alternativa que vão agitar 2024

16 abr 2024 - 17h07
Compartilhar
Exibir comentários

Afrikaburn

Com palcos megalomaníacos e os mais famosos DJs, o Tomorrowland atrai gente do mundo inteiro para a Bélgica - e há também uma edição brasileira do festival
Com palcos megalomaníacos e os mais famosos DJs, o Tomorrowland atrai gente do mundo inteiro para a Bélgica - e há também uma edição brasileira do festival
Foto: Facebook/Reprodução / Viagem e Turismo

Tankwa Karoo, África do Sul - 29 de abril a 5 de maio de 2024

Pode-se dizer que o Afrikaburn é uma versão africana do norte-americano Burning Man pelo caráter de experimento social. No meio do deserto sul-africano é construída temporariamente uma cidade distópica, onde dinheiro e hierarquia são substituídos por colaboração. Há instalações artísticas, carros com formas inusitadas e workshops organizados espontaneamente pelos próprios participantes do evento, que apesar de não ser um festival de música propriamente dito, tem também também muita música eletrônica. Acontece em Tankwa Karoo, a cerca de quatro horas de carro da Cidade do Cabo.

View this post on Instagram

A post shared by AfrikaBurn (@afrikaburn)

Bonnaroo

Tennessee, Estados Unidos - 13 a 16 de junho de 2024 

Uma fazenda de 280 hectares na cidade de Manchester - que nesse caso fica no estado norte-americano do Tennessee, a uma hora de carro de Nashville, e não na Inglaterra - recebe anualmente um dos mais importantes festivais de música dos Estados Unidos. Cerca de 80 mil pessoas se dirigem até lá para acompanhar os diferentes palcos, cujas apresentações variam entre rock, hip hop, country, pop e eletrônico. Em torno deles há espaços para acampar ou estacionar motorhomes, além de uma fonte de água para se refrescar que se tornou símbolo do evento, brinquedos infláveis com escorregadores, roda-gigante e centro de yoga. 

+ Veja oito atrações musicais imperdíveis em Nashville, capital do Tennessee

View this post on Instagram

A post shared by Bonnaroo (@bonnaroo)

Burning Man 

Deserto de Nevada, Estados Unidos -  25 de agosto a 2 de setembro de 2024

Nem adianta procurar Black Rock City no mapa: é uma cidade temporária, construída todos os anos no deserto de Nevada (estado onde fica a cidade de Las Vegas) para abrigar o maior evento de contracultura do mundo. Depois, desaparece, assim como as imensas esculturas e os carros com formas bizarras que por ela rodam. Também nem adianta procurar a programação: não é propriamente um festival de arte ou música, apesar de ter tudo isso. Rola de forma espontânea pelos participantes, que circulam pela cidade fantasiados - ou sem roupa alguma. No fim, todos acompanham a queima da escultura-símbolo do evento.

+ Conheça The Sphere, a nova arena de shows imersiva de Las Vegas

Coachella 

Califórnia, Estados Unidos - 12 a 14 e 19 a 21 de abril de 2024

Festival de música e arte no deserto da Califórnia. Tem loja, barbearia, área de yoga, roda-gigante, mesas de massagem, camping, pebolim humano… Igualmente superlativas são as obras de arte espalhadas pelos espaços. Nos palcos e nas tendas, reveza-se a nata do que há de mais badalado na música na atualidade.

+ Veja sugestões de roteiros pela Califórnia

View this post on Instagram

A post shared by Coachella (@coachella)

Coala Festival

São Paulo, Brasil - 6 a 8 de setembro de 2024

Cascais, Portugal - 1 e 2 de junho de 2024

O Coala Festival, que completa dez anos em 2024, segue focando na cena musical brasileira, sem se limitar a gêneros específicos. A novidade é que esse ano, além do tradicional evento em São Paulo, haverá também uma edição na litorânea Cascais, na região metropolitana de Lisboa. Do outro lado do Atlântico, o olhar será direcionado não só à música brasileira, mas na música em língua portuguesa como um todo: o público pode esperar também por atrações portugueses e africanas.

CoolJazz

Cascais, Portugal - 9 a 31 de julho de 2024

As noites de verão de Cascais, estância balneária a oeste de Lisboa, servem de cenário para o CoolJazz, com o público espalhado por um gostoso gramadão. Marina Sena e Jamie Cullum são alguns dos nomes confirmados para a edição desse ano, que marca o aniversário de 20 anos do evento.

+ Veja um guia para curtir o verão em Cascais

Eletric Daisy Carnival (EDC)

Cidade do México, México - 23 a 25 de fevereiro de 2024

Las Vegas, Estados Unidos - 17 a 19 de maio de 2024

Orlando, Estados Unidos - 8 a 10 de novembro de 2024

China - Datas a confirmar

O festival de música eletrônica enche o autódromo Las Vegas Motor Speedway, localizado no deserto em torno de Las Vegas, com esculturas gigantescas, pinturas neon e muita pirotecnia. Um dos diferenciais é que as apresentações dos DJs acontecem madrugada adentro: tanto que o lema do festival é "dusk to dawn" (do pôr do sol ao amanhecer). O evento também possui edições anuais em Orlando, México e China (o festival já esteve no Brasil em agosto de 2015, mas não voltou a ser realizado por aqui). 

+ Confira um guia completo de Las Vegas

Glastonbury

Somerset, Inglaterra - 26 a 30 de junho de 2024 

Criado em 1970, o Glastonbury manteve o espírito Woodstock e se transformou no maior festival de música pop a céu aberto do mundo: são milhares de apresentações divididas em 100 palcos, que recebem cerca de 175 mil espectadores durante cinco dias. O local escolhido para sediar o evento é o mesmo até hoje: a Worthy Farm, em Somerset, sudoeste da Inglaterra, a 200 km de Londres. Apesar de ter a música como destaque, também é um espaço para apresentações de teatro, circo, humor e dança.

João Rock

Ribeirão Preto, Brasil - 8 de junho de 2024 

O festival acontece em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, desde 2002. Com o tempo, a programação deixou de ser exclusivamente dedicada ao rock e passou a incorporar outros ritmos, mas continuam predominando os músicos nacionais.

Lollapalooza 

Santiago, Chile - 15 a 17 de março de 2024

Buenos Aires, Argentina - 15 a 17 de março de 2024

São Paulo, Brasil - 22 a 24 de março de 2024

Berlim, Alemanha - 7 a 8 de dezembro de 2024

Chicago, Estados Unidos - Datas a confirmar

Estocolmo, Suécia - Datas a confirmar

Paris, França - Datas a confirmar

O Lollapalooza (o nome vem de uma expressão norte-americana que significa algo incomum ou extraordinário) surgiu em 1991 como um festival de música alternativa. Ressurgido em 2003, ele possui atualmente edições em Chicago (Estados Unidos), Berlim (Alemanha), Estocolmo (Suécia), Paris (França), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile) e uma versão brasileira realizada anualmente no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. No lineup paulistano de 2024 há Blink-182, Arcade Fire, The Offspring, Paramore, Phoenix e Sam Smith.

+ Veja dicas para planejar sua viagem para Buenos Aires

Montreux Jazz Festival

Montreal, Suíça - 5 a 20 de julho de 2024

A primeira edição, realizada em 1967, contava exclusivamente com músicos de jazz. A partir da década de 1970, o festival em Montreux, mais exatamente às margens do Lago Genebra, passou a incorporar gêneros como blues, soul, rock e pop - músicos brasileiros são presença constante por lá.

+ Um guia de Montreux

New Orleans Jazz & Heritage Festival

New Orleans, Estados Unidos - 25 de abril a 5 de maio de 2024

Um dos principais berços do jazz, New Orleans é uma cidade de ritmos contagiantes. Para os aficionados, a época ideal para aterrissar na cidade é durante o New Orleans Jazz & Heritage Festival, que desde os anos 1970 reúne medalhões e revelações do jazz, blues, R&B e uma infinidade de vertentes. Em 2024, os Rolling Stones subirão ao palco.

Nômade Festival

São Paulo, Brasil - 25 e 26 de maio de 2024

Em sua quinta edição, o Nômade reunirá grandes nomes da música nacional: estão confirmados Alceu Valença, Maria Rita, Maria Gadu e Pabllo Vittar. Dessa vez, o evento acontecerá no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.

NOS Alive

Lisboa, Portugal - 11 a 13 de julho de 2024

Um dos principais eventos de música de Portugal, o NOS Alive acontece no vilarejo de Oeiras, na área metropolitana de Lisboa. O principal estilo musical é o rock, mas há também apresentações de pop e eletrônica. Pearl Jam, Arcade Fire, The Smashing Pumpkins, Aurora, Dua Lipa e a brasileira Gloria Groove se apresentarão em 2024.

+ Leia tudo sobre Lisboa

View this post on Instagram

A post shared by NOS Alive (@nos_alive)

Primavera Sound

Barcelona, Espanha - 29 de maio a 2 de junho de 2024

Porto, Portugal - 6 a 8 de junho

Buenos Aires, Argentina - 23 a 24 de novembro de 2024

São Paulo, Brasil - 30 de novembro a 1º de dezembro de 2024

Realizado tradicionalmente no Parc del Fórum, em Barcelona , o Primavera Sound é um dos maiores festivais da Europa e tem como objetivo a divulgação das últimas tendências da música. Entre os headliners do evento em 2024 estão Lana Del Rey, Phoenix, Vampire Weekend e SZA. Mais recentemente, passaram a existir edições realizadas também no Porto (Portugal), Buenos Aires (Argentina) e São Paulo (Brasil).

+ Confira as melhores dicas de Barcelona

Queremos! Festival

Rio de Janeiro, Brasil - 13 de abril de 2024

Relativamente novo, o festival será realizado pela quinta vez na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A programação é dividida em dois palcos, com atrações nacionais e internacionais. O lineup de 2024 ainda não foi anunciado, mas no ano passado teve Marisa Monte e Flora Matos.

View this post on Instagram

A post shared by Queremos! (@queremos)

Rock en Seine

Paris, França - 21 a 25 de agosto de 2024

Um dos principais festivais de indie da França, o Rock en Seine tem mais de vinte anos de tradição e acontece no bonito parque Domaine Saint-Cloud, a cerca de meia hora de Paris. O local tem grande importância histórica: a propriedade já pertenceu a Maria Antonieta, que promovia festanças por ali, e foi cenário para a proclamação de Napoleão I como imperador. O evento anunciou Lana Del Rey, Maneskin e The Offspring como alguns dos destaques da edição desse ano. Há ainda exposições fotográficas, conferências, debates e até mesmo um mini festival dentro do festival dedicado às crianças.

+ Veja uma seleção de 22 ótimos hotéis em Paris

Voir cette publication sur Instagram

Une publication partagée par Rock En Seine (@rockenseine)

Rock in Rio

Lisboa, Portugal - 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024

Rio de Janeiro, Brasil - 13 a 15 e de 19 a 22 de setembro de 2024

A imagem de Freddie Mercury, vocalista do Queen, regendo a multidão com Love of My Life, ainda crava a memória de quem viveu a primeira edição. De lá para cá, o festival acrescentou outros ritmos e ganhou uma bem sucedida "filial" em Lisboa. A edição de 2024 do Rock in Rio brazuca tem tudo para ser histórica: o festival completará 40 anos com apresentações de Ed Sheeran, Imagine Dragons, Ne-Yo e Joss Stone. Entre os brasileiros que marcarão presença na Cidade do Rock estão Os Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Ivete Sangalo, Ludmilla e Jão.

+ Os melhores endereços do comecinho da Barra da Tijuca

View this post on Instagram

A post shared by Rock in Rio (@rockinrio)

Rock the Mountain

Itaipava, Rio de Janeiro - 9, 10, 16 e 17 de novembro de 2024

A Serra Fluminense é o belo cenário para esse festival que, além dos onze palcos, possui atrações como tirolesa, bungee jump, balão e roda-gigante. O evento em Itaipava se compromete a ter pelo menos 100 artistas, sendo 50% de nomes femininos. Até o momento, estão confirmados Joelma, Zeca Pagodinho, Pabllo Vittar, CPM 22, Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

+ Confira um roteiro de carro pela Serra Fluminense

Roskilde Festival

Roskilde, Dinamarca - 29 de junho a 6 de julho de 2024

"Oito dias de música, arte, ativismo, acampamentos e liberdade". É assim que se autodefine o festival dinamarquês Roskilde, que acontece na cidade homônima, antiga capital do país, a cerca de 30 km de Copenhague. Originalmente destinado aos hippies, o evento é totalmente sem fins lucrativos (o dinheiro arrecadado é destinado a projetos sociais mundo afora) e atualmente recebe diferentes gêneros musicais. O acampamento também é parte importante do festival: assim como o Burning Man, o Roskilde tem a proposta de construção coletiva e comunidades alternativas. A nudez é bem-vinda por lá. Em 2024, estão confirmadas apresentações do Foo Fighters, Aurora e Skrillex.

+ Confira um guia completo de Copenhague

Sónar

Lisboa, Portugal - 22 a 24 de março de 2024

Istambul, Turquia - 26 a 28 de abril de 2024

Barcelona, Espanha - 13 a 15 de junho de 2024

Daqueles eventos para dizer "eu fui" de boca cheia, o Sónar esbanja beats eletrônicos em Barcelona há mais de 30 anos. Mais recentemente, expandiu os seus domínios agregando um congresso de criatividade e tecnologia, chamado de Sonar+D. A programação musical se divide entre Sónar Día (com nomes mais alternativos) e Sónar Noche (com artistas mais conhecidos e balada forte). Há uma edição em Lisboa (Portugal) e outra em Istambul (Turquia) - chegou a rolar até em São Paulo, entre 2012 e 2015.

SXSW

Austin, Texas - 6 a 12 de março de 2024

Orgulho local, a música contribuiu para colocar a texana Austin no mapa cultural do mundo. Na década de 1980, o festival SXSW (abreviação de South by Sowthwest) nasceu para lançar bandas locais promissoras. Com o tempo, cresceu horrores. Ganhou programação de filmes e, já nos anos 2000, passou a ter um braço de tecnologia e criatividade. Hoje é o maior encontro de inovação do mundo. Recebe webgurus, pioneiros da economia criativa, nomões de áreas como novas mídias e finanças. Em 2024, participarão do evento executivos da Uber, NASA, Netflix, Spotify e TikTok e uma das principais pautas será a inteligência artificial.

+ Veja o que fazer em Austin

View this post on Instagram

A post shared by SXSW (@sxsw)

Sziget

Budapeste, Hungria - 7 a 12 de agosto de 2024

O Sziget pode ser definido como uma ilha da fantasia: o evento é realizado na ilha de Óbuda, cercada pelo Rio Danúbio, na região norte de Budapeste. O festival se define como uma resposta europeia ao britânico Glastonbury e pode lembrar o norte-americano Burning Man. A proposta é criar uma sociedade alternativa temporária nesse pedaço de terra, que tem barracas de acampamento espalhadas por todos os lados e até uma "praia" para tomar sol durante o dia. Além dos shows (Sam Smith e Aurora estão confirmados para a edição de 2024), há apresentações circenses, palestras e campeonatos esportivos.

+ Conheça as principais atrações de Budapeste

Tomorrowland

Alpe d'Huez, França - 16 a 23 de março de 2024

Boom, Bélgica - 19 a 21 e de 26 a 28 de julho de 2024

Itu, Brasil - 11 a 13 de outubro de 2024

Um dos maiores festivais de música eletrônica do planeta, o Tomorrowland é tradicionalmente realizado na pequena cidade de Boom, no distrito belga da Antuérpia. Suas marcas registradas são os fogos de artifício, pirotecnia, jatos de fumaça e estruturas gigantescas cuja temática tem um quê de contos de fadas, além, é claro, da presença dos DJs mais famosos do momento. Durante o inverno europeu, a festa sobe a montanha rumo aos 3.330 metros de altitude da estação de esqui francesa Alpe d'Huez. Há ainda uma versão brasileira que acontece em Itu, no interior de São Paulo.

+ Roteiro completo pela Antuérpia

+ 7 passeios para fazer em Itu

View this post on Instagram

A post shared by Tomorrowland (@tomorrowland)

Ultra Music Festival (UMF)

Cidade do Cabo, África do Sul - 1º de março de 2024

Joanesburgo, África do Sul - 2 de março de 2024

Miami, Estados Unidos - 22 a 24 de março de 2024

Melbourne, Austrália - 13 a 14 de abril de 2024

Santiago, Chile - 20 de abril de 2024

Incheon, Coréia do Sul - 7 a 9 de junho de 2024

Tóquio, Japão - 14 e 15 de setembro de 2024

Outro festival de música eletrônica de peso, com palcos grandiosos e cheios de pirotecnia, o Ultra Music Festival nasceu em Miami em 1999 e de lá para cá se espalhou pelo mundo. Até o momento, estão confirmadas em 2024 edições na Cidade do Cabo e Joanesburgo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Santiago (Chile), Incheon (Coréia do Sul) e Tóquio (Japão). O line up sul-africano terá Afrojack, Skrillex, Vintage Culture e Aoki.

+ South African lança voo direto de São Paulo para Cidade do Cabo

+ Miami: hotéis, restaurantes e atrações divididas por bairro

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade