PUBLICIDADE

Exposição de Salvador Dalí chega a São Paulo

Vida e obra do excêntrico pintor catalão são contadas com itens inéditos trazidos da Espanha

21 abr 2024 - 18h22
(atualizado em 25/4/2024 às 11h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Coloque um prato de metal no chão e sente-se em uma cadeira segurando uma colher sobre ele. Fique assim até começar a dormir, quando o barulho do objeto caindo vai te despertar e você terá acesso às imagens fantasiosas que seu cérebro produziu entre a consciência e o sono. Foi Salvador Dalí quem criou essa estranha técnica para pintar seus quadros, na década de 1920.

Foto: Desafio Dalí/Divulgação / Viagem e Turismo

Histórias como essa e um passeio pela vida e obra do principal expoente do surrealismo são promessas da exposição Desafio Salvador Dalí , que estreia em 1º de maio, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo.

O pintor da Catalunha , na Espanha , tinha uma personalidade excêntrica, quase uma personificação ambulante do surrealismo com seu icônico bigode virado para cima e ideias mirabolantes, como a de que seria uma reencarnação de seu irmão. Por sua aproximação com o ditador Francisco Franco e a expulsão do movimento surrealista, nos anos 1940, também se tornou uma figura controversa. 

Para explorar o universo artístico e a vida do pintor, Desafio Salvador Dalí vai trazer mais de 100 itens inéditos da Espanha , que estarão organizados em seis áreas expositivas. 

Desafio Dalí, São Paulo
Desafio Dalí, São Paulo
Foto: Desafio Dalí/Divulgação / Viagem e Turismo

Em Descobrindo Dalí , paredes iluminadas relacionam a trajetória pessoal do artista e sua carreira como pintor com a história do século 20. Nesta parte, o visitante poderá ver as obras ampliadas e perceber seus detalhes.

Dalí já fez ilustrações para clássicos da literatura, como Dom Quixote, mas não viveu só de pincel e tintas. O espanhol também já desenvolveu cenografias para teatro e cinema em obras de Luis Buñuel e Alfred Hitchcock, produziu curta metragens, protagonizou campanhas publicitárias e criou uma coleção de jóias. Tudo isso faz parte da seção Dalí Poliédrico .

-
-
Foto: Desafio Dalí/Divulgação / Viagem e Turismo

Já em Ateliê Daliniano foi recriada a residência original de Salvador Dalí , que é aberta aos visitantes em Port Lligat , no litoral da Catalunha . Na exposição em São Paulo, os visitantes poderão conhecer uma reprodução de seu local de trabalho . Ali estão expostas as obras El Cristo , El Descubrimiento de América e os retratos de sua esposa Gala.

Na área Surrealismo, os visitantes terão uma experiência sensorial e poderão interagir com as principais obras de Dalí e admira-las em um túnel. A experiência continua sendo sensorial em Imagens de Dupla Interpretação e Estereoscopia, onde recursos de iluminação especial e projeções 3D acompanham a reflexão sobre as experiências estéticas e científicas do pintor.

-
-
Foto: Desafio Dalí/Divulgação / Viagem e Turismo

Por fim, óculos de realidade virtual e fones de ouvido entram em cena na área A Inspiração de Salvador Dalí. Os visitantes vão assistir a um vídeo de oito minutos que mostra detalhes das obras e lugares que inspiraram o pintor para criar suas obras.

Serviço

Quando? A partir de 1º de maio. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Quanto?  R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Ingressos à venda no site e na bilheteria da FAAP.

Onde?  Museu de Arte Brasileira da FAAP - Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade