Como é o único aeroporto brasileiro na lista dos dez melhores do mundo
Com avaliação de 8,47 pontos, Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, ocupa a quarta colocação do ranking mundial
O Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, localizado em Brasília, é o único brasileiro que integra a lista dos 10 melhores do mundo, segundo a AirHelp, uma empresa especialista em direitos dos passageiros e consumidores de viagens aéreas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Considerando a pontualidade dos voos, qualidade do serviço (limpeza, acessibilidade, tempo de espera, equipe e atendimento) e oferta de alimentação e lojas, o local alcançou uma nota média de 8,47 pontos, um leve avanço em relação a 2024, quando registrou 8,32 pontos.
E o aeroporto brasiliense pulou da quinta para a quarta colocação, atrás apenas do Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo (África do Sul), Aeroporto Internacional de Hamad (Catar) e Aeroporto Internacional Rei Khalid (Arábia Saudita).
A avaliação é baseada na opinião de cerca de 13,5 mil usuários e leva em conta dados de 250 aeroportos em 68 países, no período de 1º de junho de 2024 a 31 de maio de 2025.
3º maior aeroporto do Brasil
Inaugurado em 3 de maio de 1957, o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek ganhou em 1999 o nome em homenagem ao 21º presidente do Brasil, principal responsável pela construção de Brasília. Atualmente, é administrado pela Inframerica.
Com movimentação diária de cerca de 54 mil passageiros, é considerado o terceiro maior aeroporto do Brasil em número de pessoas transportadas.
O local é dividido em quatro setores (Píer Norte, Corpo Central, Píer Sul e Satélite). Ao todo, são 39 portões de embarque e 41 posições para aeronaves. Foi o primeiro aeroporto da América do Sul a operar com pistas simultâneas.
Além disso, o aeroporto possui quatro salas VIPs divididas no setor doméstico e internacional. Todas possuem bares, open foods, wi-fi, espaços família e lounges com TV. Algumas ainda têm duchas privativas e salas para reuniões.
Brasileiros entre os 100 melhores
Outros 11 aeroportos brasileiros aparecem na lista dos 100 melhores do mundo. O Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, é o segundo mais bem avaliado do Brasil, aparecendo na 13ª colocação. Em 2024, ele aparecia em 9º lugar.
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o mais movimentado do País, ficou em 61º lugar, 12 posições à frente do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista.
- 4. Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal
- 13. Aeroporto Internacional de Belém, no Pará
- 17. Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ)
- 24. Aeroporto Internacional de Fortaleza, no Ceará
- 29. Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ)
- 46. Aeroporto Internacional de Curitiba, no Paraná
- 47. Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, em Pernambuco
- 61. Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP)
- 63. Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP)
- 72. Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina
- 73. Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP)
- 77. Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG)