0

Nova iluminação facilita passeios noturnos no Pelourinho

Ali já morou a nata da sociedade baiana, mas o local entrou em decadência ao longo do século XX. Foi só em 1985, quando a Unesco o reconheceu como um Patrimônio da Humanidade, que o Pelourinho, centro histórico de Salvador, se tornou cada vez mais turístico. Esse potencial para encantar visitantes recebeu um reforço nesta terça-feira, quando foi oficialmente inaugurada a nova iluminação do local.

» Veja mais fotos do Pelourinho

A luz do novo sistema promete atingir um raio de 25 metros, contra 10 das lâmpadas substituídas
A luz do novo sistema promete atingir um raio de 25 metros, contra 10 das lâmpadas substituídas
Foto: Ivan Erick Baldivieso / AGECOM / Divulgação

» Chat: tecle sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos e notícias

Dentro de um projeto de revitalização do centro da cidade, foram substituídas mais de 200 luminárias desde março. Com design de época, os novos equipamentos utilizam um sistema de vapor metálico, sendo 46% mais eficientes do que as antigas lâmpadas de vapor de mercúrio. Além de economizar, a luz do novo sistema promete atingir um raio de 25 metros, contra 10 da iluminação antiga.

O Pelourinho - principal símbolo da Bahia - é sabores e cultura, música e religião. Com seu chão de pedra e os imóveis de arquitetura barroca, fornece a sensação de volta ao passado colonial do Brasil, felizmente sem os gritos dos escravos torturados nas colunas que deram nome ao bairro.

Com mais claridade à noite, os turistas poderão caminhar com maior tranquiladde pelas tortuosas ladeiras do Pelô, aproveitando, assim, para curtir os restaurantes que servem comida baiana e frutos do mar, ou terminando a noite em um barzinho com música ao vivo. Também será possível admirar e fotografar sob uma atmosfera diferente pontos que costumam ser visitados durante o dia, como as igrejas.



Fonte: Especial para Terra
publicidade