6 estradas brasileiras para viagens cenográficas
Mais do que chegar, o atrativo é estar [...]
Nessas estradas brasileiras, o encanto está no caminho. Mais do que chegar, o atrativo é estar.
Paradas inesperadas, paisagens que mudam a cada quilômetro e descobertas gastronômicas, além da flexibilidade de criar um roteiro sob medida, são algumas das experiências exclusivas de quem viaja por terra.
Para celebrar o Dia do Motorista, na próxima sexta-feira, 25 de julho, e o do Motociclista (27/7, domingo), a plataforma Booking.com fez uma seleção de roteiros para viagens de carro e motocicleta, em estradas como a impactante Serra do Rio do Rastro (SC) e a histórica Estrada Real.
Estradas brasileiras
Serra Gaúcha
Rio Grande do Sul
Esse roteiro combina paisagens naturais, cultura europeia e hospitalidade, entre Porto Alegre e Nova Petrópolis, destino conhecido pelas tradições germânicas.
O percurso, que passa também por Gramado, termina em Canela, destino de natureza e atrações ao ar livre, como o Parque do Caracol.
Rota: Porto Alegre - Nova Petrópolis - Gramado - Canela
Percurso: cerca de 140 km no total
Duração: Para aproveitar as atrações ao longo do caminho, considere de dois a três dias para o roteiro completo.
Serra do Rio do Rastro
Santa Catarina
Rota: Região serrana de Santa Catarina (Lauro Müller - Bom Jardim da Serra - São Joaquim)
Percurso: 90 km, aproximadamente
Duração: A viagem pode ser feita em cerca de 2 a 3 horas, porém procure reservar um dia inteiro para aproveitar os mirantes e o clima de montanha.
Estrada Real
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Monumento Nacional, desde 2023, esse trajeto histórico de mais de 1.630 km de extensão está dividido em quatro roteiros: Caminho Velho, trajeto de 710 km que pode ser feito entre 8 e 48 dias, de acordo com o meio de transporte; Caminho dos Diamantes (395 km, de 8 dias a 27 dias); Caminho do Sabarabuçu (160 km, de 2 a 11 dias); e Caminho Novo (515 km).
Entre os destinos dessa estrada feita para ser visitada em diferentes viagens estão Ouro Preto, Tiradentes e Paraty.
Rota: Ouro Preto - Tiradentes - Paraty
Percurso: 1.630 km
Duração: O tempo de viagem pode variar (e muito), de acordo com o meio de transporte, como carro, motocicleta e até bicicleta.
Chapada dos Veadeiros
Goiás
Com trilhas, cachoeiras e cenários místicos, a rota é um convite à conexão com a natureza e o cerrado brasileiro.
Partindo de Brasília, o trajeto leva até a Chapada dos Veadeiros, passando por atrativos como trilhas e cachoeiras cristalinas, em destinos como Alto Paraíso e Cavalcante, conhecida pela comunidade Kalunga.
Rota: Brasília - Alto Paraíso de Goiás - Cavalcante
Percurso: 500 km, aproximadamente
Duração: Sem paradas, o trajeto pode ser feito em cerca de 8 a 9 horas. No entanto, o ideal é dedicar de 4 a 5 dias ao roteiro.
Rota do Descobrimento
Bahia
Apesar de curto, esse roteiro combina história e paisagens cenográficas do litoral sul da Bahia, passando por vilarejos com ruas de terra, falésias coloridas e praias de águas mornas e cristalinas.
É ideal para quem quer explorar com liberdade a Costa do Descobrimento, Patrimônio Natural Mundial formado por municípios turísticos como Porto Seguro, endereço de destinos como Arraial d'Ajuda, e Caraíva, e Santa Cruz Cabrália, famosa pela Praia de Santo André.
Rota: Porto Seguro - Arraial d'Ajuda - Trancoso
Percurso: 70 km, aproximadamente
Duração: Pode ser feito em aproximadamente 2 horas de carro ou motocicleta, incluindo a travessia de balsa entre Porto Seguro e Arraial. No entanto, o ideal é dedicar de 2 a 3 dias ao roteiro, explorando com calma cada destino.
Litoral Norte
Alagoas
Para quem quer juntar estrada e mar cristalino, essa é uma das rotas mais encantadoras do Nordeste, percorrendo algumas das mais lindas paisagens do litoral alagoano.
Saindo da capital, com suas praias urbanas de águas claras, o trajeto leva a destinos de natureza preservada, vilarejos acolhedores e mar cristalino, passando por piscinas naturais, falésias e recantos ideais para descanso e contemplação.
Rota: Maceió - Barra de São Miguel - São Miguel dos Milagres - Japaratinga
Percurso: cerca de 160 km
Duração: Sem paradas, pode ser feita em aproximadamente 4 a 5 horas. No entanto, recomenda-se distribuir o percurso em 3 a 4 dias.