PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Yoga melhora saúde biomecânica e envelhecimento; veja

A prática da yoga desenvolve a saúde biomecânica, fortalecendo a mobilidade e as articulações, essencial para o envelhecimento

2 nov 2023 - 13h01
(atualizado às 22h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A terceira idade é marcada por dificuldades de locomoção e mobilidade. No entanto, através do desestresse mecânico, o desbloqueio articular e a variedade de movimentos articulares, é possível evitar dores e lesões, garantindo um envelhecimento saudável. Nesse sentido, a yoga é uma verdadeira aliada.

Yoga melhora saúde biomecânica e envelhecimento; veja -
Yoga melhora saúde biomecânica e envelhecimento; veja -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Um novo estudo publicado na revista científica "Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar" do professor de yoga, mestrando em neurociências e naturopata, Ravi Kaiut, em parceria com o ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho e com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, analisa a fundo os benefícios dessas técnicas para a saúde biomecânica.

Manter-se jovem por mais tempo

De acordo com o estudo, a utilização das técnicas de estimulação do corpo beneficia a saúde das articulações e reduz a incidência de lesões.

"Nosso estudo traz diversos indicadores dos resultados positivos da diversidade de movimentos e estimulação das articulações para a saúde. Eles promovem um envelhecimento saudável, como a melhora da mobilidade e flexibilidade, redução de tensões, qualidade do sono e até mesmo bem-estar mental e emocional", explica Ravi Kaiut.

Yoga e o cuidado com a saúde biomecânica

"Os métodos analisados são características muito presentes na prática de yoga, mais especificamente no Kaiut Yoga. Este é um método brasileiro exclusivo que une as práticas milenares às necessidades modernas através da estimulação diversa das articulações, relaxamento das articulações e redução do estresse negativo muscular e articular", detalha o especialista.

Além disso, há outros aspectos que ajudam a melhorar a qualidade de vida do paciente, indica o professor. É o caso do fortalecimento muscular, flexibilidade e aprimoramento de funções como estabilidade, suporte, relaxamento e maior amplitude de movimento.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade