PUBLICIDADE

Shape natural: como ficar musculoso sem tomar anabolizantes

Processo é muito mais seguro e pode sim gerar grandes resultados

27 jan 2024 - 16h02
(atualizado em 29/1/2024 às 21h29)
Compartilhar
Exibir comentários

É só alguém começar o treinamento físico para associar com benefícios estéticos. Paralelamente, surgem muitas dúvidas de como atingir esse objetivo aliado ao exercício. Logo na sequência, o assessor esportivo Leandro Twin vai dizer como colocar o shape natural com a meta de ficar musculoso sem o uso de anabolizantes.

Shape natural
Shape natural
Foto: Shutterstock / Sport Life

Processo

"Temos que entender que estima-se que cheguemos ao nosso limite genético em 20 anos e a boa notícia é que esse limite pode chegar a 90% em três anos bem-feitos (isso tudo é uma estimativa observacional)", adverte.

Leandro adianta a seguir que a estratégia de aumento precisa ser conciliada com o ganho parcial de massa muscular e uma perda de gordura corporal para que o processo atinja boa porcentagem do limite natural.

"Para chegar nesse limite naturalmente a estratégia mais inteligente é o processo de bulking: uma parte para ganho de massa muscular, e de cutting: uma parte de perda de gordura corporal mantendo essa massa muscular (ensino isso nos meus cursos). Você ganha massa muscular, ganha gordura e depois tira a gordura. Segue esse processo sucessivamente até que se chegue minimamente a 90% do limite natural", explica.

Equação

O processo de bulking e cutting devem ser permeados nos respectivos percentuais de gordura: geralmente de 12% a 20% para homens, e de 18% a 28% para as mulheres.

Conclusão

"Um bom princípio para bulking é uma dieta com 4g/kg de carboidrato, 2g/kg de proteína e 1g/kg de gordura. Para cutting, permanece a mesma quantidade de proteína e gordura e mais ou menos 2g/kg de carboidrato. Lembrando que os números são apenas uma sugestão bem ampla e podem variar bastante, mas é algo razoável para base", diz Twin.

Conselho

O entendimento desse método é importante, isto é, não vale a pena ignorar essa regra e só inserir suplemento no regime diário.

"Enquanto você não entender esse processo, você querer colocar suplemento na dieta não vai adiantar nada. Às vezes, precisamos parar antes um bulking ou cutting. Tudo aqui foi na tentativa de te dar a base do processo. Problemas aparecerão", finaliza Leandro.

Para auxiliar o ganho de massa, Leandro Twin também explicou como aplicar a técnica avançada de hipertrofia máxima. Veja no vídeo:

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade