PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Refrigerante faz mal? Quatro motivos para você parar de tomar a bebida agora

Consumo excessivo de refrigerantes pode ser tão prejudicial à saúde bucal quanto o uso de metanfetamina, cocaína e crack

13 out 2022 - 10h00
Compartilhar
Os resultados mostram que os efeitos erosivos dos refrigerantes comprometeram os dentes
Os resultados mostram que os efeitos erosivos dos refrigerantes comprometeram os dentes
Foto: Pexels

Um estudo realizado na Filadélfia, Estados Unidos, apontou que o consumo excessivo de refrigerantes pode ser tão prejudicial à saúde bucal quanto o uso de metanfetamina, cocaína e crack.

O estudo teve como base três pacientes. Um de 29 anos, que utilizava a metanfetamina, outro de 51 anos que usou cocaína por 18 anos e uma paciente que consumia mais de dois litros de refrigerante diet por dia, por pelo menos três anos. Todos não mantinham bons hábitos de higiene bucal. Os resultados mostram que os efeitos erosivos comprometeram os dentes.

Veja, abaixo, quatro motivos para você parar de tomar bebidas gaseificadas agora:

Causa erosão bucal

A acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Se o consumidor não tiver uma higiene bucal correta e regular, a constante exposição a essa acidez poderá causar erosão dental. Os malefícios do refrigerante aos dentes não são ocasionados pelo açúcar. Por isso, as versões diet também resultaram em danos bucais.

Agravamento de doenças bucais

Se a pessoa consumir refrigerante em grandes volumes e descuidar da escovação dos dentes, certamente apresentará mais problemas bucais como cáries, manchas e gengivite que, se não tratada logo no início, pode levar à perda dos dentes.

Não escove os dentes imediatamente após o consumo

A escovação, apesar de imprescindível, não pode ser realizada imediatamente após a ingestão de alimentos ácidos, porque haverá ação ácida associada à ação mecânica da escovação. O ideal é fazer sempre um bochecho com água e aguardar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes.

Eleva a sensibilidade e as manchas dentárias

Os níveis de pH dos energéticos costumam acelerar a erosão dos dentes, favorecendo um aumento na incidência de cáries, dor e sensibilidade exagerada, além das manchas que comprometem a aparência do paciente

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade