Quanto tempo deve durar a escovação nos dentes?
Tempo deve ser dividido em três momentos do dia, geralmente após o café da manhã, almoço e jantar
Uma escovação eficiente exige pelo menos dois minutos e trinta segundos, segundo os dentistas. Ou seja: das 24 horas do dia, você só precisa reservar 7 minutos e 30 segundos para a higiene bucal, tempo que deve ser dividido em três momentos do dia, geralmente após o café da manhã, almoço e jantar, mas que pode ser maior caso você coma lanches intermediários.
Dentistas afirmam, no entanto, que a escovação noturna, antes de ir para a cama, deve ser a mais caprichada. Já em relação ao fio dental, o ideal é usá-lo pelo menos uma vez, todos os dias, finalizando com um enxaguante bucal. E não se esqueça de escovar a língua, de preferência com um acessório destinado a este fim.
Técnica correta
Dentes limpos evitam cárie, gengivite, tártaro e muitos outros problemas dentários. Tão importante quanto a duração e a frequência, é atentar-se à maneira adequada de realizar a higienização bucal. Escovar os dentes com a técnica correta é fundamental para evitar vários problemas, como a retração gengival, por exemplo, ou desgastar os dentes desnecessariamente.
O ideal é começar escovando as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, higienize a parte interna dos dentes, as superfícies de mastigação e finalize limpando a língua.
É muito importante evitar a força excessiva na escovação. Para saber se está exagerando na limpeza, veja se as cerdas estão muito gastas. Falando em cerdas, lembre-se de que a escova precisa ser confortável e deve ser substituída a cada três meses.