PUBLICIDADE

Dentes sensíveis durante a gravidez: o que esperar

Além das transformações físicas, o paladar e a sensação bucal podem mudar, o que deve ser acompanhado

14 out 2021 10h00
| atualizado às 10h03
Publicidade
Foto: Pexels / FF

A gravidez é um momento mágico para muitas mulheres. A gestação promove muitas mudanças no corpo e na mente e exige cuidados especiais para que as futuras mamães e seus bebês apresentem boa saúde física e mental. Além das transformações físicas, o paladar e a sensação bucal podem mudar, o que deve ser acompanhado por uma equipe integrada formada pelo obstetra e dentista.

Uma das características da gestação são os dentes sensíveis, provocados, principalmente, pelas mudanças hormonais, que afetam a maneira como o corpo responde às bactérias e podem levar à infecção periodontal. Além disso, mudanças no fluxo sanguíneo, que deixam a gengiva sensível e inchada, e doenças gengivais, podem agravar o problema.

Como amenizar a sensação de dentes sensíveis

Embora a gravidez possa limitar algumas intervenções cirúrgicas usadas com frequência para tratar dentes e gengiva doloridos, com um pouco mais de atenção e cuidados a gestante poderá manter o sorriso sadio durante os nove meses do pré-natal. É fundamental que a futura mamãe mantenha bons hábitos de higiene e, ainda, adote os seguintes hábitos:

- Escolha uma escova macia
- Evite alimentos que desencadeiam a sensibilidade
- Reduza o consumo de doces
- Consulte seu dentista com regularidade

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade