PUBLICIDADE

Dente inflamado na gravidez? Saiba o que fazer

Fique atenta, pois o risco de problemas bucais durante essa fase pode aumentar

8 set 2021 16h00
Publicidade
Foto: Pexels

A gravidez costuma ser um momento de muitas mudanças no corpo e na mente da mulher. Quando o teste de gravidez dá positivo, a lista de coisas para fazer, decidir e organizar não tem fim. Marcar uma consulta no ginecologista obstetra provavelmente é o item número um. Mas as futuras mamães deveriam transformar a visita ao dentista no item dois. Isso porque o risco de problemas bucais durante essa fase pode aumentar.

A Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas realizou um estudo com 372 gestantes em Araraquara. Do total de participantes, 72% apresentaram algum problema bucal durante a gestação, sendo que destas a maioria relatou ter tido cárie e sangramento gengival.  Ocorre que algumas gestantes diminuem a escovação devido a vômitos e enjoos, além da grávida que se alimenta várias vezes ao dia, sem fazer a higiene bucal adequada depois.

O recomendado, quando a mulher está pensando em engravidar, é  procurar o dentista e realizar todo o tratamento necessário antes da gestação. Desta forma, durante a gestação ela fará visitas de rotina para profilaxia o que ajuda a evitar a gengivite e outros problemas bucais.

No entanto, a gente sabe que imprevistos acontecem, não é mesmo? Se houver algum problema bucal durante a gestação, a mulher deverá realizar o tratamento e, em hipótese alguma, deve ficar com dentes cariados, sentindo dor ou com alguma infecção.

Em caso de dentes inflamados, as anestesias estão liberadas, mas é sempre importante consultar seu obstetra. Além disso, é preciso informar o dentista que está grávida e, principalmente, se há alguma complicação na gestação. Se possível, guarde os tratamentos bucais para o segundo trimestre da gravidez.

Fonte: Equipe portal
Publicidade